sexta, 29 de março de 2024

AMEs de Assis e Ourinhos participam de coletivo de humanização

Durante o evento, os Ambulatórios de Assis e Ourinhos apresentaram o trabalho de Matriciamento iniciado

 

Da redação

 

No último dia 12, os Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e Ourinhos, que são gerenciados pela Santa Casa de Assis, participaram do Coletivo AMEs de Humanização, ocorrido no Departamento Regional de Saúde – DRS IX, em Marília. O evento foi organizado pelo Núcleo Técnico de Humanização – NTH da Secretaria de Estado da Saúde – SES e Departamento Regional de Saúde de suas regiões e também contou com a participação do AME de Tupã.

Essas reuniões acontecem trimestralmente, junto das unidades que compõem a regional de Marília, a fim de compartilhar as ações durante o período.

Para o ano de 2020, uma nova diretriz foi criada pelo Estado de São Paulo, denominado Apoio Matricial ou Matriciamento, com a estratégia de orientar o trabalho interprofissional, ou seja, o setor secundário (AME), junto com o setor primário (Atenção Básica), juntos em prol de melhorias para o paciente.

Neste Coletivo de Humanização, os AMEs de Assis e Ourinhos apresentaram as visitas realizadas em todas as cidades envolvidas no Projeto de Matriciamento.

A gerente clínica dos AMEs Assis e Ourinhos, Dra. Heloísa Costa Pereira participou do evento e destaca: “Foi de imensurável importância essa troca de experiências entre as unidades e os benefícios trazidos com este primeiro contato com a atenção básica. Iniciamos um trabalho de aproximação com o setor primário, que vem levantando questões importantes envolvendo a saúde em todos os seus âmbitos. Acreditamos que essa união entre a Humanização e o Matriciamento vem trazendo propostas para 2020, que caminharão em direção às novas vertentes da medicina, voltadas à humanização do cuidado e ao respeito da autonomia dos indivíduos”.

Também participaram da reunião a apoiadora do NTH – SES Cleusa Abreu, as articuladoras regional de Humanização Marcia Regis Rodrigues, do DRS IX Marília, responsável pela região de Assis e Ourinhos, além de membros das comissões dos AMEs de Assis, Ourinhos e Tupã.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.