fbpx

sbado, 17 de abril de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Dezembro começa com Campanha “Fique Sabendo” de testagem para HIV e sífilis

 

 

O CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento) estará aberto em dois horários durante a semana para atender a demanda

 

Da redação

 

De 1º a 7 de dezembro, será desenvolvida em Ourinhos a 13ª edição da campanha “Fique Sabendo”, voltada para a detecção precoce e tratamento dos casos de HIV e sífilis. Os serviços municipais de saúde funcionarão em horário diferenciado para atender a população e realizar os testes gratuitos com orientação, rapidez, sigilo e segurança.

O CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento) estará aberto em dois horários durante a semana. De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h e especialmente nos dias 01 e 07 de dezembro, das 17h às 20h. No sábado, 05 de dezembro, o CTA fará um plantão das 08h às 17h. O CTA/COAS fica na Rua Dom José Marello, 385, Vila Mano.

 

O CTA/COAS fica na Rua Dom José Marello, 385, Vila Mano

 

Para quem desejar atendimento nas unidades de saúde dos bairros, é necessário ligar no telefone (14) 3302-6100 (ramais 7118 e 7167) e consultar o dia e horário especial disponível no posto escolhido.

POR QUE TESTAR?

Segundo o Ministério da Saúde, conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Por isso, é recomendado a todas as pessoas que fizeram sexo desprotegido (sem preservativo) ou que compartilharam seringas, que façam o teste anti-HIV.

 

Os serviços municipais de saúde funcionarão em horário diferenciado para atender a população

 

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. Estes exames detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Um profissional de saúde acompanha o processo, orientando e aconselhando o paciente na interpretação do resultado.

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.