sábado, 20 de abril de 2024

Homem é detido pela PRF com três pássaros na BR-153 sem autorização

Transporte de aves está suspenso devido ao risco de alastramento da influenza aviária

 

Da redação

 

Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na tarde do domingo (20/8) por crime ambiental. Ele transportava pássaros da espécie Bicudo que, apesar de possuírem anilhas regulares, não tinham Guia de Trânsito Animal (GTA). A autorização para transporte de aves está suspensa devido ao panorama de risco de influenza aviária atual.

 

O flagrante ocorreu às 14h, quando uma equipe da PRF abordou o motorista de um Hyundai Creta que passava pelo quilômetro 287 da BR-153, em Ocauçu/SP. Apesar da documentação veicular em ordem, os policiais perceberam as gaiolas encobertas no banco de trás e o nervosismo do motorista e do passageiro que o acompanhava ao serem indagados sobre elas, levando a verificação detalhada e a descoberta do crime.

 

 

O homem informou ser criador em Birigui e que aqueles animais eram emprestados de outro em Chavantes, sendo que as aves seriam para a reprodução. Apesar da origem aparentemente lícita, com animais anilhados e registrados, o transporte de aves está suspenso devido a medida sanitária para contenção da gripe aviária já constatada no estado de São Paulo. Por isso, a Polícia Militar Ambiental foi acionada, aplicando uma multa de R$ 15.000,00 a ao acusado, com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Os animais foram devolvidos ao homem com a obrigação de retornar à origem. O Bicudo tem alto valor de mercado devido ao belo canto e sua caça predatória, colocando a ave na lista de criticamente ameaçada de extinção. Sua criação em cativeiro pode ser autorizada pelo IBAMA, exigindo prova de procedência e condições para sua manutenção.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.