sábado, 8 de agosto de 2026

Jiboia viva e animais silvestres conservados em formol são apreendidos durante fiscalização em Ourinhos

Publicado em 07 ago 2026 - 18:57:15

           

Polícia Ambiental chegou ao local após denúncia envolvendo demonstrações em curso de bombeiro civil e mirim; responsáveis não apresentaram documentação que comprovasse a origem legal dos espécimes

 

Da redação

 

Uma jiboia viva e diversos animais silvestres conservados em formol e resina foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental durante uma fiscalização realizada em um hotel de Ourinhos. A ação ocorreu após uma denúncia e contou também com a participação da Polícia Militar.

Segundo o boletim de ocorrência, a denúncia informava que no local estaria sendo realizado um curso de bombeiro civil e bombeiro mirim e que uma jiboia estaria sendo utilizada durante demonstrações.

Ao chegarem ao estabelecimento, os policiais fizeram contato com o responsável pelo curso. Inicialmente, ele informou que não havia animais vivos no local e que possuía apenas uma cobra preservada em resina utilizada para demonstração.

Na sequência, conforme consta no registro policial, a esposa do responsável informou que havia uma jiboia, além de outros animais silvestres conservados em resina e acondicionados em recipientes com formol.

 

 

Fiscalização encontrou jiboia viva

Durante a vistoria, os policiais ambientais constataram a presença de vários espécimes. De acordo com o boletim, foram encontrados 12 animais preservados em formol, dois conservados em resina e uma jiboia viva.

Entre os exemplares relacionados na ocorrência estavam cobra urutu-cruzeiro, cobra-cega, cobra-dormideira, falsa-coral, cobra-cipó e uma aranha-caranguejeira, além da jiboia encontrada viva.

Os responsáveis teriam informado aos policiais que os animais eram provenientes de São Carlos (SP). Por se tratar de exemplares da fauna silvestre nativa, a Polícia Ambiental informou que era obrigatória a apresentação da documentação necessária para comprovar a procedência legal.

De acordo com determinação judicial, a jiboia ficou em posse de um dos investigados, por não haver de imediato local específico para seu acolhimento.

A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária de Ourinhos para apuração de eventuais responsabilidades criminais.

© 1990 - 2026 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.