sábado, 12 de julho de 2025

Médico é preso em Santa Cruz do Rio Pardo acusado de cobrar pacientes por procedimentos realizados pelo SUS

Publicado em 11 jun 2025 - 17:27:13

           

O profissional já havia sido preso após ser denunciado pelo Ministério Público do Paraná

 

Da redação

 

Na tarde da terça-feira, 10 de junho, o médico ortopedista e traumatologista André Santana Fonseca Rodrigues, 54 anos, foi preso pela Polícia Civil de Santa Cruz do Rio Pardo, durante cumprimento de um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara Criminal de Cornélio Procópio (PR) pelo crime de corrupção passiva (artigo 317 do Código Penal), acusado de cobrar pacientes por consultas e cirurgias que eram realizados pelo SUS. Pelo menos 11 vítimas teriam sido extorquidas.

 

O profissional ainda pode recorrer da decisão. Imagem: Reprodução Portal Diário Cidadão

 

Segundo reportagem publicada pelo Portal Diário Cidadão, André foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão em regime fechado, e foi abordado pela polícia na saída de uma academia na rua Saldanha Marinho, levado para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Santa Cruz e posteriormente à CPJ de Ourinhos para audiência de custódia.

Ele passou a noite em uma cela especial e na manhã desta quarta-feira, 11, seria transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Cerqueira César. O profissional ainda pode recorrer da decisão. A Polícia Civil de Santa Cruz não se pronunciou sobre o caso.

O crime de corrupção passiva ocorre quando um funcionário público solicita ou recebe, para si ou para outra pessoa, vantagem indevida ou qualquer benefício não previsto em lei, como dinheiro, bens e serviços. Em julho de 2015, o médico André Rodrigues já havia sido preso após ser denunciado pelo Ministério Público do Paraná por cobrar indevidamente para realizar atendimento de pacientes pelo SUS na Santa Casa de Misericórdia em Cornélio Procópio (PR).

A prisão ocorreu na cidade de Bandeirantes (PR) a 40 quilômetros de Cornélio Procópio (PR), mas o médico foi solto. Na época da prisão, o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, deu amplo destaque ao caso.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.