sexta, 05 de setembro de 2025
Publicado em 03 set 2025 - 14:26:12
Especialistas estarão discutindo os principais temas do setor agropecuário que estarão na pauta da Conferência do Clima, em Belém
Da redação
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) representa uma oportunidade estratégica para os produtores rurais brasileiros apresentarem ao mundo os avanços do agro nacional em sustentabilidade, especialmente em um contexto de crescente cobrança internacional por práticas ambientais responsáveis. O evento permitirá destacar e discutir a promoção dos sistemas sustentáveis de produção, bem como a restauração e conservação de vegetação nativa em áreas produtivas, considerando os aspectos técnicos, financeiros e regulatórios, com foco nas políticas públicas em curso, tais como o Plano ABC + e os Programas REFLORESTA e AgroLegal .
Esses e outros assuntos serão discutidos nesta quinta-feira (04), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), na edição de setembro do Fórum de Sustentabilidade. Com o tema “Os Desafios Climáticos e a Transformação do Agro”, o evento vai unir lideranças, políticos, pesquisadores e produtores para alinhar o discurso e apresentar ações que fazem do setor agropecuário nacional um dos mais robustos do mundo.
“Será o momento de apresentarmos o que tem sido feito pelo setor produtivo no sentido de capturar carbono e diminuir as emissões, tornando o agro nacional mais competitivo. Além das práticas como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o uso de bioinsumos tem aumentado no país, mostrando que a agropecuária é uma grande aliada na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou Fontes.
Esses temas são de alta relevância no contexto da COP 30, na medida que evidenciam que o Agro do Brasil pode conciliar expansão da produção com preservação ambiental, reforçando sua posição de liderança no fornecimento global de alimentos.
A COP 30 também dará visibilidade ao uso crescente de bioinsumos, manejo biológico de pragas e técnicas inovadoras de irrigação e conservação do solo, fundamentais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Para pequenos e médios produtores, o resultado da conferência pode abrir portas para maior acesso a financiamento verde, políticas de incentivo e novos mercados que valorizam práticas sustentáveis.
Entre as palestras podemos destacar “O Setor Agro e a COP 30”, do gerente de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias; e os painéis “Os Sistemas Sustentáveis de Produção”, com Rodrigo Beccheri Cortez, do Ministério da Agricultura (Mapa), e Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), mediado pelo diretor do Departamento Técnico e Econômico, Cláudio Brisolara; “Conservação da Vegetação Nativa em Áreas Produtivas”, com Luiz Gustavo de Souza Ferreira, do Programa Agro Legal, da Secretaria de Agricultura do Estado, Alana de Souza, chefe do Departamento de Pastagens e Ecossistemas da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia, da Secretaria de Meio Ambiente , Infraestrutura e Logística (Semil), e Lucíola Alves Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Territorial, com mediação da bióloga e especialista em Meio Ambiente Maria Cristina Murgel.
Fontes irá mediar o último painel, voltado ao financiamento. Com o tema “Políticas de Incentivo/Financiamento e Capacitação”, André Previato, do FinaClima, Geovane Geraldo Teixeira Caetano, gerente de Mercado Agro do Banco do Brasil, José Carrilho, do Sebrae-SP e Jair Kaczinski, gerente técnico do Senar.
“Será um momento em que todos estarão mostrando as ferramentas do setor agropecuário para expandir a produção com sustentabilidade. É muito importante que o agro tenha espaço para mostrar os avanços nos últimos 50 anos e projetar as expectativas do setor para o futuro”, frisou Tirso Meirelles, presidente da Faesp.
SERVIÇO
FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE – Os Desafios Climáticos e a Transformação do Agro
Local: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)
End.: Rua Barão de Itapetininga, 224 – República
Data: 04/09
Hora: Das 8h às 13h
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.