quarta, 17 de abril de 2024

Fotografia: Exposição “Água, essência da vida”

Imagens feitas por Rafael Béccheri Cortez buscam retratar a importância da água para a vida humana

 

 

José Luiz Martins

 

Entusiasta e artista da fotografia, Rafael Béccheri Cortez, engenheiro Agrônomo com especialização em manejo florestal, inaugurou na última quinta-feira, 23 de março de 2023, nas dependências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a exposição fotográfica intitulada “Água, essência da vida”, aberta ao público em geral.

Atuando na área de paisagismo desde 2002 e ativista de causas ambientais, Béccheri também participou de uma roda de conversa mediada pela professora Maria Cristina Perusi, na biblioteca da universidade.

O evento foi uma oportunidade para os calouros e veteranos da UNESP conhecerem mais sobre a exposição e para discutirem questões relacionadas a água e à sustentabilidade, dentro do mês de acolhimento da universidade.

A mostra fotográfica e o bate papo com alunos e professores ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. A exposição é composta por imagens que retratam a importância da água para a vida humana e para o meio ambiente. A exposição com 28 fotos vai até o dia 20 de abril na UNESP de Ourinhos e depois seguirá para outras unidades da universidade no estado.

As imagens destacam rios, nascentes e outros corpos d’água e, segundo o autor, visa conscientizar o público sobre a necessidade de preservar esse recurso natural. “São fotos que retratam a água e que foram tiradas em Ourinhos e região. Tem detalhes como as gotas da chuva tocando o Paranapanema, corredeiras, cachoeiras e fotos noturnas de corpos d’água”, revelou Rafael à reportagem do Negocião.

As fotos possuem um QR Code que permite acessar um texto sobre cada uma delas. Entre as imagens

expostas uma foi premiada com Menção Honrosa no Brasília Photo Show 2022. O fotógrafo explicou um pouco das técnicas usadas para captura das imagens:

“Tenho fotos que foram tiradas em alta velocidade para congelar um momento único do movimento da água, mas a grande maioria são fotos de longa exposição com o uso de tripé e que geram um efeito diferenciado na captura do movimento das águas”.

De acordo com Rafael, as fotos noturnas são feitas em duas etapas. Primeiro a captura do solo com algum tipo de iluminação. O céu estrelado é capturado também em longa exposição e com ISO maior. Várias fotos são feitas e depois empilhadas para a redução do ruído. Depois disso as fotos são editadas.

O engenheiro agrônomo e fotografo Rafael Béccheri Cortez

Sobre seu gosto pela fotografia, o artista disse que vem desde criança e suas primeiras experimentações foi com uma câmera analógica da sua mãe. “Em 2010 adquiri uma superzoom para fotografar um pássaro que me chamava à atenção. A partir dali foram vários anos fotografando aves em vários estados brasileiros. Em 2019 fui ao Amazonas e adquiri um equipamento melhor para fazer as fotos por lá. Foi muito bom, mas eu não conhecia as técnicas. Voltei e fui estudar com o Ricardo Carnaval. Ele me apresentou as técnicas e novos temas. Minha fotografia evoluiu e se diversificou ao mesmo tempo”, contou.

O agrônomo e fotógrafo revelou ainda que gosta do que é bonito e para ele a natureza é assim e enxergá-la de forma mais detalhada melhora sua compreensão sobre seu funcionamento, e que observando aprende coisas que não estão nos livros.

 

“É preciso sair da zona de conforto e se aventurar para encontrar lugares preservados, plantas e animais que se tornam mais raros a cada dia. As imagens refletem a minha identidade. Fotografamos de acordo com nossa cultura. Quero mostrar a natureza para as pessoas, pois sei que muita gente possui pouco ou nenhum contato com ela. Quero participar de novas exposições, concursos e em breve comercializar algumas obras fine art”, finalizou Rafael Béccheri Cortez.

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada na UNESP Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação – Campus de Ourinhos, localizada na Av. Renato da Costa Lima, 451 – Ville de France – em Ourinhos/SP. Informações pelo fone (14) 3302-9500.

 

PreviousNext
Imagens: Expo Rafael B. Cortez

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.