sexta, 19 de abril de 2024

“Jecy Vivan Memória e trajetória de uma guerreira”

José Luiz Martins

 

Ela é um grande exemplo de pessoa positiva com muitas histórias de superações, realizações e conquistas. Recorda-se e conta com orgulho o seu passado, vive intensamente o seu presente e com seus 94 anos tem muitos planos e projetos para o futuro.

Um deles era o de escrever um livro sobre sua vida, que agora se concretizou, a ideia começou a ganhar forma no período da pandemia quando junto com seus familiares viveram juntos uma parte do confinamento e tiveram tempo e oportunidade para começar a por no papel a ideia do livro.

De pronto os filhos Jair, Gilson, Joceli e Janine não pouparam esforços para fazê-la feliz, e toparam executar o sonhado projeto do livro. O projeto da obra biográfica da ilustre Jecy Vivan é da Editora Multiverso, sob direção de Dani Theodoro e Vita Palugam, o lançamento estava previsto para a segunda quinzena de dezembro, mas não foi possível.

Livro – A familia Vivan e as editoras Dani Theodoro e Vita Palugam

 

Já em meio ao processo de composição gráfica e editoração novos acontecimentos como duas reportagens televisivas para Tv Globo, o titulo de “Cidadã Ourinhense” concedido pela Câmara Municipal de Ourinhos em sua homenagem, postergou a publicação que aconteceu no último dia 20.

Os mais recentes acontecimentos incluídos no livro foram: uma poesia postada pelo Jornal O Debate, que viralizou no Facebook, com um alcance de mais de quatro milhões de visualizações, a participação em uma reportagem da Globo sobre envelhecimento saudável, o Pod Cast no Passando a Régua, o título de cidadania, além de outras reportagens e apresentações na UATI (Universidade da Terceira Idade).

Falando à reportagem do Negocião, seu filho mais velho, Jair Vivan Junior, poeta, escritor e articulista, disse que falar de sua mãe não tem fim, o que o faz acreditar que possivelmente haverá outra edição do livro e que é no exercício da cidadania onde Jecy fincou o pé.

Conforme Jair, que tem atividade profissional na área de alimentação, o livro é a grande homenagem para uma pessoa que não para de surpreender, “considero muito merecida pelo que ela representa, mas acima de tudo pelo valor que tais acontecimentos tem para ela e que tanto nos orgulha”, definiu.

Ele conta que os filhos, noras, netos, bisnetos, amigos e netos adotivos como ela diz, por ser conhecida por muitos como “vozinha do Bon Vivant”, sempre esperam ansiosos pelas datas dos eventos em que ela participa, como as apresentações da UATI onde estuda e outros para os quais ela se prepara ensaiando, decorando textos e se produzindo para que tudo saia impecavelmente bonito, e também pelas surpresas nas redes sociais, quando ela se apresenta cantando ou declamando.

Segundo Jair, ela busca sempre se modernizar, acompanhar as tendências do momento e a evolução tecnológica, e não tem dificuldades ao manipular o computador com o qual trabalha ou o seu celular e até mesmo para administrar sua conta no Facebook.

“Por mais agraciada que seja pela longevidade, nos seus 94 anos de idade, mamãe considera o tempo curto para fazer tudo o que ela ainda quer, mas aí é que ela corre para aproveitar bem o seu tempo, inclusive trabalhando rotineiramente no restaurante”.

Para o orgulhoso filho, o lançamento de um livro sobre a vida da matriarca dos Vivan, e a homenagem na qual foi agraciada recentemente com o título de Cidadã Ourinhense, iniciativa da vereadora Nilce Araújo, legitima a sua escolha por esta cidade que ainda na adolescência ela elegeu para fincar o pé e formar família, concluiu Jair Vivan Jr.

Livro- Janine, Gilson, Jecy, Joceli e Jair

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.