domingo, 06 de julho de 2025
Publicado em 28 abr 2023 - 12:45:03
A apresentação em Ourinhos conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Associação Cultural Soarte e tem a produção local da diretora Karina Zimmerman e do produtor teatral Marcelo Piraju
José Luiz Martins
Maio começa com uma ótima opção de cultura e lazer para pais e filhos: no primeiro domingo do mês, dia 07 às 17h, com entrada franca, o palco do teatro Municipal recebe o elenco do Coletivo Animales, encenando o espetáculo infantil “Lara e o Pássaro”.
Inspirada na peça francesa ‘O Pássaro Azul’ do dramaturgo Maurice Maeterlinck e nos filmes infantis do diretor japonês Hayao Miyazaki, a montagem do grupo Animales conta a história da garotinha Lara, que ao ver Cora, sua irmãzinha mais nova, ficar doente de tristeza, envolve-se em uma aventura pelo jardim da casa onde mora em busca do Pássaro Azul.
Pelo caminho a menina conhece a brisa, a árvore, o gato e a lagarta e com eles aprende um pouco sobre as pequenezas da vida que fazem a gente crescer. Segundo a dramaturga Sofia Fransolin, a peça infantil explora as delicadezas da infância, assim como o caminho tortuoso rumo à adolescência. São tempos conflituosos para Cora e Lara, mas no fim, no derradeiro da história, tem sempre algo que permanece, o amor.
A montagem é o resultado de encontros e convergência de pesquisas do Coletivo Animales e da dramaturga Sofia Fransolin, todos oriundos do curso de Artes Cênicas da Unicamp em Campinas. A apresentação em Ourinhos conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Associação Cultural Soarte e tem a produção local da diretora Karina Zimmerman e do produtor teatral Marcelo Piraju.
Com direção de Luciana Mizutani, orientação de Eduardo Okamoto, Helô Cardoso nas visualidades e Marcelo Onofri na direção musical, a fábula convida os espectadores a estreitar seus afetos, acompanhando o resgate da cumplicidade entre duas irmãs.
Reflexões sobre o espetáculo
Crescer transforma a gente, aprendemos uma porção de coisas sérias e importantes para o mundo adulto. Crescer é necessário. Mas acabamos desaprendendo as coisas sérias e importantes para as crianças. Deixamos de acreditar em pássaros azuis, gatos com olhos de lua e lagartas falantes, paramos de ouvir a brisa e esquecemos como subir em árvores.
O quintal deixa de ser a cada dia uma grande aventura e passa a ser apenas um quintal. Crescer dói. Lara cresce rápido e para cada vez mais longe de sua irmãzinha Cora. Crescer assim dói mais ainda. Elas não são mais amigas de brincadeiras ou parceiras em seus jogos de imaginações.
Cora e Lara deixaram de ser cúmplices uma da outra perdendo assim um pouquinho de suas próprias existências. “Lara e o Pássaro” é o resgate de uma cumplicidade perdida, uma jornada de um tipo de crescer onde percebemos e respeitamos o outro e a nós mesmos. “Lara e o Pássaro” são nossos votos de que podemos existir mais compreensivos e afetivos uns com os outros.
Histórico da montagem
No segundo semestre de 2019, para a montagem desse espetáculo infantil, intitulado “Lara e o Pássaro”, o grupo foi contemplado pelos editais: Programa SAE Aluno-Artista, GGBS e Diretoria de Cultura da Unicamp, realizando 4 apresentações da peça no campus da Universidade Estadual de Campinas. Em 2020, foi contemplado pela Campanha de Popularização do Teatro de Campinas e se apresentou no Teatro Municipal Castro Mendes.
O espetáculo já encantou um público de mais de 1000 pessoas. Em 2021 o espetáculo realizou 06 apresentações online da nova versão, tendo sido contemplado pelo PROAC LAB nº 38, alcançando um público total de 600 pessoas. A última apresentação da versão online foi exibida em 31 de outubro no Festival Internacional de Teatro de Habana, em Cuba, pelo canal nacional. Hoje alguns de seus integrantes fundaram a produtora Alvorada Cultural, que herdou os projetos e agora se propõe a continuar circulando e alcançando um número ainda maior de pessoas.
Ficha Técnica
Direção: Luciana Mizutani.
Dramaturgia: Sofia Fransolin.
Direção Musical: Marcelo Onofri.
Elenco: Catarina Eichenberger, Gabriel Pangonis,
Giovana Telles, Luan Assunção.
Visualidades: Coletivo Animales, sob orientação
de Helô Cardoso.
Figurino: Beatriz Schwartz.
Orientação: Eduardo Okamoto.
Iluminação: Ana Fariña e Gabriel Pangonis.
Operação de luz: Ana Fariña.
Operação de som: Everson George.
Produção: Alvorada Cultural
Direção de Produção: Gabriel Pangonis
Produção Executiva: Luan Assunção
Fotos: Vitória Eichenberger
Audiovisual: Rafaela Bermond e equipe Bermond Produções
Classificação etária: Livre.
Duração: 50 minutos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.