terça, 16 de setembro de 2025
Publicado em 16 set 2025 - 16:18:43
Anúncio foi feito pelo presidente da Faesp, Tirso Meirelles, na abertura da EXPO Rio Preto, no último sábado (13)
Da redação
A Expo Rio Preto, um dos principais eventos de bovinocultura do estado, começou no último sábado (13) com um grande presente para a região de São José do Rio Preto. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, anunciou a construção de um centro de genética bovina, para fomentar a pecuária e garantir acesso dos pequenos produtores às melhores práticas, tanto para o rebanho leiteiro, quanto para o gado de corte.
Diante de uma plateia de pecuaristas e presidentes de sindicatos rurais, Meirelles informou ao prefeito, Coronel Fábio Cândido, e à secretária de Agricultura do município, Carina Ayres, que o pleito seria atendido. Ele anunciou ainda a construção de um Centro de Excelência voltado para o cacau e a seringueira, que irá dinamizar as culturas na região e garantir rentabilidade para as duas culturas.
“Quero agradecer ao prefeito pelo resgate dessa exposição, que sempre foi referência para a bovinocultura. Ele e a secretária Carina estão fazendo um trabalho espetacular no resgate de um evento que sempre representou a importância da pecuária de nosso estado. Agora trago dois presentes para a cidade. A proposta é permitir que os pequenos produtores tenham acesso às melhores práticas de manejo de cacau e seringueira, assim como de inseminação para a melhoria dos rebanhos de leite e corte”, frisou Meirelles.
A inseminação artificial é uma das principais ferramentas de melhoramento genético na pecuária de leite e de corte, permitindo acelerar o ganho produtivo e reprodutivo dos rebanhos. Com ela, os produtores podem utilizar material genético de touros de alto valor, selecionados por características como maior produção de leite, qualidade de carcaça, rusticidade, precocidade e resistência a doenças, sem a necessidade de manter esses animais na propriedade.
Isso amplia a diversidade genética, reduz custos com manejo de reprodutores e possibilita a uniformização dos lotes, garantindo animais mais produtivos, eficientes e adaptados às condições de cada sistema de produção, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade da atividade pecuária.
“Trabalhamos para que a Expo volte a ser de fato dos rio-pretenses. Do pequeno e médio produtor que vai encontrar apoio para o seu desenvolvimento, mas também das famílias que podem se reaproximar da riqueza que é produzida no campo e que abastece o nosso dia a dia. Reafirmamos aqui nosso compromisso de fazer de Rio Preto a joia do Brasil”, disse o prefeito.
Realizada em duas fases, a Expo acontece até 21 de setembro, a etapa Leite, e de 28 de setembro a 5 de outubro, a etapa Corte. A organização é feita desse modo para atender com conforto e segurança tanto a demanda de público, quanto à grande quantidade e variedade de animais.
FONTE: FAESP / SENAR-SP
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.