sexta, 12 de julho de 2024

Sábado de MPB com apresentações de Ana Canãs e Saliva de Cobra

Publicado em 09 set 2022 - 11:01:39

           

José Luiz Martins

 

 

Agenda cultural do fim de semana em Ourinhos tem muita MPB na noite deste sábado (10/09) com apresentação da cantora e compositora paulistana Ana Canãs no Teatro Municipal às 20 horas com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do show, a partir das 19 horas no teatro.

E para estender a noite de boa música, a banda ourinhense Saliva de Cobra, que se dedica exclusivamente a MPB com repertório recheado de sucessos de grandes nomes da música nacional, se apresenta no bar 7Cordas, tradicional reduto de música ao vivo na cidade, a partir das 21:30h.

Em turnê pelo país apresentando canções do seu último disco – “Ana Cañas Canta Belchior”, a cantora tem carreira firmada com significativa popularidade pelo país, gravou 14 faixas de autoria do celebrado cantor e compositor cearense. O disco é o sexto álbum de estúdio de Ana lançado pelo selo Guela Records em outubro de 2021.

Segundo a cantora o disco em homenagem a Belchior (1946-2017) nasceu de uma live com canções do artista durante a pandemia, em 2020. O trabalho ganhou notoriedade e desdobrou-se em um álbum homônimo que vem sendo apresentado em turnê por todas as regiões brasileiras.

No show que já passou por várias cidades do interior paulista e regiões sul e norte do país, Ana Canãs interpreta clássicos de Belchior como “Como Nossos Pais”, “Coração Selvagem”, “Alucinação” e “Sujeito de Sorte”, entre outras acompanhada pelos músicos Loco Sosa (bateria), Adriano Grineberg (teclados), Fabá Jimenez (violão e guitarra) e Meno Del Picchia (contrabaixo).

A produção do espetáculo “Ana Canãs canta Belchior” é da própria cantora, tem entrada gratuita e é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela Amigos da Arte, organização social que há 17 anos difunde e fomenta a arte e a cultura no Estado de São Paulo.

 

Saliva de Cobra: Música boa para curtir, sonhar e dançar a valer

Atualmente formado por Ronaldo Camacho (violonista e cantor), Renato Neli (Guitarra e vocais), Fernando Nogueira (baixo elétrico), José Luiz Martins (percussão) e Waldir Baccilli (bateria), o grupo surgiu em 1995 apresentando-se nos extintos bares “Sociedade Alternativa” e “Cartoon”.

A banda está perto de completar 27 anos com idas e vindas de experientes e talentosos músicos em sua formação, pelo Saliva já passaram o cantor e violonista Raul Fernandes, o também violonista Toninho Breves, os guitarristas Marquinhos Breve e Jairo Cavalcante, Marquinhos Ribeiro baixista e o baterista Neguitinho (Aparecido dos Anjos).

Desfilando em seu repertório sucessos de nomes representativos da MPB desde os anos 60 aos 90, a diversidade musical brasileira é uma marca do som do Saliva de Cobra com diversos gêneros do universo da MPB como samba, xote, baião, rock e pop nacional, com reinterpretações e arranjos do grupo preservando a essência das composições originais.

 

Ana Cañas estreia no mercado fonográfico em 2007 com o álbum Amor e Caos e é considerada a revelação musical do ano pela crítica especializada.

Em 2009 lança seu segundo álbum, Hein?, que traz as primeiras parcerias com Arnaldo Antunes e também a balada ‘Esconderijo’. No mesmo ano, grava com Nando Reis a música ‘Pra Você Guardei o Amor’ – dueto que se tornou um grande sucesso nacional.

Em 2012, Ana lança o álbum Volta – que apresenta uma versão para ‘Rock And Roll’ do Led Zeppelin e as autorais ‘Será́ que Você̂ Me Ama?’ e ‘Urubu Rei’. O disco transformou-se, posteriormente, no show e DVD “Coração Inevitável” e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso.

Em 2015 lança Tô Na Vida, o 4º álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral.

Em 2017, Ana lança o single ‘Respeita’ – música que aborda diretamente a violência de gênero e o assédio. A música ganhou clipe que conta com a participação de 86 mulheres que estão na linha de frente da resistência feminista do país, como Elza Soares e Maria da Penha.

Em 2018 Ana Cañas lança o 5º disco de estúdio, Todxs, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.

Atualmente a artista está lançando seu 6º álbum, Ana Cañas Canta Belchior. A concepção do projeto se deu durante a pandemia de Covid-19, quando Ana Cañas idealizou uma live cantando a obra do compositor cearense. Além das 14 faixas disponíveis em todas as plataformas de streaming, o projeto também ganhou um álbum visual no YouTube, com vídeos inéditos e cenas dos bastidores das gravações.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.