quarta, 11 de março de 2026

Sebrae-SP participa de evento em homenagem ao Dia do Agricultor em Ourinhos 

Publicado em 15 ago 2025 - 12:27:44

           

13º Encontro de Produtores Rurais da região foi organizado pelo Sindicato Rural de Ourinhos

 

Assessoria de Comunicação

 

A participação do Sebrae-SP no 13º Encontro de Produtores Rurais da região de Ourinhos, ocorrido no dia 1º de agosto, na Arena Golden, celebrou a parceria de longa data da entidade com o Sindicato Rural de Ourinhos.

O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho, e ofereceu capacitações voltadas aos produtores rurais em um “Dia de Campo”. A ação foi organizada em parceria com o Sindicato Rural, FAESP, SENAR e CATI.

 

O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho, e ofereceu capacitações voltadas aos produtores rurais em um “Dia de Campo”

 

O evento contou com a palestra da especialista ambiental da CATI, Carolina Matos, que falou sobre a prevenção de incêndios florestais em propriedades rurais; e Rodrigo Santiago, CEO da SantoAgro, que falou sobre reforma tributária e planejamento sucessório. Os participantes também puderam conferir, na prática, como os bombeiros controlam os focos de incêndio em áreas rurais.

 

Os participantes também puderam conferir, na prática, como os bombeiros controlam os focos de incêndio em áreas rurais

 

Para Natalia Mitiko, consultora de negócios do Sebrae-SP, celebrar o dia do agricultor é de extrema importância, já que nosso país é essencialmente agropecuário. “É o segmento que mais contribui para o PIB (Produto Interno Bruto) per capita no Brasil e no estado de São Paulo não é diferente. Sobretudo nos municípios do interior do estado, onde a área rural é predominante. O setor agropecuário tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico local. É um segmento que emprega famílias ou mantém famílias que vivem da agropecuária como uma forma de autossustento. Por isso que o Sebrae atua com este segmento no sentido de fortalecer os produtores rurais que também são empresários, já que a produção agropecuária é uma forma de renda. Ele precisa se capacitar e se profissionalizar para que ele possa ter esse negócio rural economicamente viável”, explicou.

 

A ocasião também foi importante para marcar a parceria sólida e de longa data que o Sebrae-SP tem com o Sindicato Rural de Ourinhos no atendimento dos produtores rurais de Ourinhos, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Chavantes e Ipaussu. “Essa parceria se dá por meio da execução de cursos, eventos, atendimentos individuais e consultorias. O sindicato já conhece esse público, mapeou e identificou esses grupos de produtores rurais e as cadeias dentro desses municípios. A partir disso, o Sebrae-SP consegue atuar em conjunto para levar um atendimento mais completo ao produtor. O sindicato já presta serviços ao produtor rural e o Sebrae-SP complementa isso com o portfólio voltado à gestão da propriedade rural, fortalecendo e desenvolvendo o empreendedorismo”, ressaltou.

 

O Sebrae-SP também marcou presença no evento com a participação de dois produtores que integram a Feira do Produtor Rural de São Pedro do Turvo, resultado de um programa de capacitação realizado pela parceria entre Sebrae-SP, Prefeitura de São Pedro do Turvo, FAESP-Senar e Sindicato Rural de Ourinhos em 2024.

 

O Sebrae-SP também marcou presença no evento com a participação de dois produtores que integram a Feira do Produtor Rural de São Pedro do Turvo

 

Eliane e Adilson, da Caseirinhos do Nino, comercializaram doces caseiros, queijos e biscoitos de polvilho produzidos por eles; e Leo e Jandira, do Sítio São Geraldo, comercializaram licores, geleias, conservas e verduras para os visitantes da comemoração.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.