terça, 23 de julho de 2024

Time de robótica do SESI de Ourinhos conquista 4º lugar no Rio de Janeiro

Publicado em 17 ago 2022 - 10:24:48

           

Da redação

Os alunos que integram o time de Robótica de Ourinhos desta temporada, trouxeram para a cidade o 4º lugar no prêmio Innovation Project Award que reconhece a criatividade e inovação na ideia.

O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação de quase mil estudantes de mais de 30 países.

“Participar do torneio foi sem dúvidas uma das melhores experiências da minha vida, conversar e conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo, aprender sobre coisas que nunca tinha imaginado e principalmente, sentir a energia incrível da FLL, foram momentos únicos que sou muito grata por ter vivido neste campeonato”, contou a aluna do SESI Ourinhos e integrante do time, Ana Luísa Luvisoto.

Projeto Inovador Cargo Point

Pensando em impedir a perda da localização da encomenda que foi roubada e garantindo que ela chegue ao consumidor, os alunos desenvolveram o CARGO POINT.

Uma união de sistemas que, em conjunto, é capaz de localizar a carga mesmo após a perda de qualquer sinal GPS ou satélite.

O primeiro elemento que compõe o CARGO POINT são as TAGS que utilizam a tecnologia RFID (radiofrequência). As TAGS são instaladas em locais discretos nas cargas, dentro do veículo de transporte.

O segundo elemento do CARGO POINT são os chamados “pontos de checagem”. Em locais estratégicos das rodovias, tais como em placas de sinalização de trânsito, pontes, radares e câmeras, são instalados sensores capazes de realizar a leitura das TAGS.

No momento em que as cargas passam pelos pontos de checagem, o sensor daquela localidade faz a leitura das TAGS, registra o local e horário que a carga passou por ele e, instantaneamente, envia a informação a um banco de dados da empresa transportadora e ao próprio consumidor.

Os “pontos de checagem” do CARGO POINT são vinculados à estrada, não ao caminhão, assim é impossível cortar o sinal de transmissão de dados, o que é comum com o GPS.

Robótica no SESI-SP
Nas escolas da Rede SESI-SP os alunos participam de aulas de robótica desde o ensino fundamental 1, e para participar do time de Robótica da escola os alunos precisam ser destaques em sala de aula e ainda participar de uma série de atividades que avaliam seus conhecimentos além de criatividade, trabalho em equipe entre outras categorias.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.