domingo, 07 de dezembro de 2025
Publicado em 05 fev 2018 - 10:52:30
Da redação
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito haemagogus no ciclo silvestre, que são os casos ocorridos atualmente em humanos no Brasil, de pessoas que residem em zonas rurais ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou laser. Já a febre amarela urbana, isto é, causada pelo mosquito Aedes Aegypti contaminado, não se tem relato desde 1942.
Por isso a preocupação das autoridades é em vacinar as pessoas mais expostas e em eliminar o mosquito transmissor da doença, que é novamente o grande vilão, e não o macaco, que é mais uma vítima e o grande responsável por detectar a doença naquele determinado lugar, isto é, quando o macaco adoece e morre e se faz o exame que comprove a existência da doença, então a vigilância epidemiológica consegue tomar as devidas providências para controlar o problema naquela determinada área.
Os macacos estão sendo vítimas mais uma vez da ignorância do homem, uma vez que pessoas estão os matando na ilusão de que estão ajudando a controlar a doença, mas na realidade o que devemos fazer mesmo é evitar os criadores de mosquitos como: manter caixas d água vedadas, lixos em sacos plásticos lacrados, não deixar água parada em vasos e pneus.
Então novamente uma boa limpeza de nossas casas e quintais é o melhor caminho. Esse surto também tem preocupado os proprietários de cães e gatos, onde a dúvida é se seu animalzinho pode contrair o vírus, e a resposta é não, os cães e gatos não contraem e nem transmitem o vírus da febre amarela.
No entanto, existem outras doenças que são transmitidas por picada de mosquito como a leishmaniose. Sendo assim é recomendado procurar um medico veterinário para esclarecer suas dúvidas, bem como os métodos de prevenção.
O Hospital Veterinário Bicho da Gente está a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam, oferecendo serviços de cinco veterinários e plantão 24 horas. Os profissionais estão aptos a respostas sobre febre amarela ou outra patologia que os proprietários de Pets tiverem a fazer.
Se algum indivíduo apresentar sinais clínicos, e no caso de vacinação as pessoas devem procurar o centro de saúde mais próximo.
O Hospital Veterinário Bicho da Gente está localizado na Avenida Jacinto Sá, 846 em Ourinhos/SP, e atende pelos telefones (14) 3326-4900/3326-4901/99783-1650/99772-6286.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.