sábado, 12 de julho de 2025

Associação Comercial e  Empresarial de Ourinhos completa 88 anos nesta quarta-feira, 24

Publicado em 23 mar 2021 - 16:36:28

           

“Uma data que será lembrada no futuro como um dos momentos mais difíceis da história do nosso comércio”, destacou o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi

 

Da redação

 

Em 1933, o Brasil e o mundo empreendiam esforços para se recuperarem daquela que foi, provavelmente, a maior crise econômica do planeta. Há menos de 4 anos após o crack da Bolsa de Valores de Nova York, que além de quebrar a economia norte americana e mundial afetou o principal produto de exportação brasileiro: o café, Ourinhos também buscava sua organização no setor econômico. Foi exatamente nesse ano, em 24 de março de 1933, que era fundada a Associação Comercial de Ourinhos, hoje Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE). “É uma longa vida de trabalho voltado ao desenvolvimento das atividades comerciais e empresariais da nossa cidade, buscando sempre o equilíbrio da economia local como forma de contribuir para uma melhor distribuição de renda e geração de qualidade de vida para toda a população”, resume Robson Martuchi, atual presidente da ACE Ourinhos.

Quando Rodopiano Leonis Pereira, seu primeiro presidente, encaminhou os trâmites legais para a criação da ACE, sua petição foi despachada para Salto Grande, que era a sede da comarca na época. Presente na vida do município ainda em estruturação, a ACE contribuiu para causas relevantes da história de Ourinhos, como quando pleiteou a reconstrução da Ponte Mello Peixoto na divisa de São Paulo e Paraná. Ela havia sido avariada há menos de um ano nos combates que ali se deram por conta da Revolução Constitucionalista de 1932.

 

Quadro dos Presidentes instalado na ACE Ourinhos

 

Robson Martuchi lembra que a ACE também procura atuar em parceria com outras entidades privadas e órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal, Fiesp, Sesi, Senai, Sebrae, Senac, Fapesp, Sincomércio, Sincomerciários e Fecomércio. “Mesmo com as mudanças de governos municipais, a ACE sempre ocupa acentos em conselhos importantes do município, fazendo-se representar e a todos os seus associados”, informa o presidente da ACE.

Robson Martuchi destacou ainda a colaboração de todos os funcionários que, ao longo desses 88 anos, ajudaram a construir uma entidade forte e representativa. “Meu muito obrigado a toda a equipe da ACE que garante o bom funcionamento da nossa entidade, levando os nossos serviços a todos os associados com competência e profissionalismo”, afirmou.

 

Centro de Ourinhos, antiga loja Pernambucanas, na década de 1930

 

DIÓGENES PARABENIZA – O ex-presidente da ACE Ourinhos, Diógenes Corrêa leite, também se manifestou pelo aniversário de 88 anos da entidade. “Quero parabenizar a todos os seus associados, a todo o grupo empresarial de Ourinhos que é parceiro da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos. Nesses mais de 20 anos em que estive a frente da ACE sempre tive a colaboração de todos os empresários. Ela teve a sua frente grandes empresários, como Dr. Paulo Cesar Saldanha Rodrigues, Hélio Silva, Lauro Migliari, entre outros grandes nomes. A Associação Comercial sempre foi a mãe das entidades patronais do comércio. Foi através dela que trouxemos para Ourinhos o Sebrae, o Senai e agora o Senac que está para ser inaugurado. A Associação Comercial sempre esteve na frente das grandes campanhas, como a Campanha do Agasalho, e liderando também as campanhas do comércio de Ourinhos, como as grandes promoções do final do ano, alegrando e presenteando a nossa população”, relembrou Diógenes.

 

Fachada atual da ACE Ourinhos

 

O ex-presidente também fez menção ao momento de dificuldades para o comércio diante das restrições da quarentena da Covid-19. “Quero também parabenizar a atual diretoria da ACE, seu atual presidente que, nesse momento que estamos passando de pandemia, tão bem está sabendo administrar essa situação. Quero deixar minha mensagem também a todos os empresários de Ourinhos, que esse momento da pandemia deve passar e vai passar, e logo nós estaremos recuperando todos os empregos que a gente deixou de ter”, acredita Diógenes.

O presidente do Sincomércio, Fred Corrêa Leite, que é também diretor da ACE, afirmou que poucas entidades conquistam essa longevidade: “São poucas as entidades sem fins lucrativos que conseguem comemorar um aniversário tão longevo como o da ACE Ourinhos. Afinal, 88 anos representam várias gerações trabalhando pelos mesmos objetivos e ideais. Meus parabéns a todos que colaboram e colaboraram para essas quase 9 décadas de sucesso”, disse Fred.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.