quarta, 15 de janeiro de 2025
Publicado em 04 abr 2015 - 01:11:01
Hernani Corrêa
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na manhã do dia 30, a tradicional Reunião de Empresários que é feita a cada dois meses. As FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos sediou o encontro, cedendo o anfiteatro da instituição.
O secretário José Claudinei Messias deu as boas-vindas aos presentes, abriu o encontro mostrando os resultados que considerou positivos da 1ª MOVELAR realizada em Ourinhos e mostrou vídeo com imagens da Feira de fabricantes de móveis que foi realizada no Pavilhão da AIOR na FAPI. O secretário informou que a próxima acontecerá de 3 a 6 de março de 2016 e será muito maior.
Em seguida, representando o Deputado Federal Capitão Augusto, Andréia Rosa, sua esposa, leu mensagem do parlamentar que estava em viagem à Brasília.
A prefeita Belkis Fernandes tomou a palavra na sequência e destacou que mesmo com as dificuldades do país, Ourinhos vem garantindo recursos para continuar em desenvolvimento. Belkis citou como exemplos, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto que já entra em fase de licitação, da reforma do terminal rodoviário e a alça de acesso às FIO pela BR 153.
Retomando a palavra, Messias informou que, segundo o CAGED – Cadastro Geral de Desempregados, Ourinhos se encontra acima da média nacional, pois cidades maiores de nossa região como Marília, Bauru e Presidente Prudente, apresentam índices negativos, enquanto nossa cidade mais admitiu do que demitiu.
Em seguida, Lavínia Xavier, coordenadora de Turismo da secretaria, convidou os presentes para a 4ª Feira de Artesanato, que será realizada de 9 a 12 de abril em Ourinhos. Na sequência, o empresário Carlos Lazarini mostrou a necessidade das empresas em ter suas marcas registradas e patenteadas. Em seu pronunciamento, Lazarini mostrou que a Google é a marca mais valiosa hoje no mundo.
Logo após, o secretário municipal de Saúde, André Melo, informou que na próxima quarta-feira, dia 1º/4, será realizada reunião onde serão tomadas novas medidas e diretrizes de combate à dengue no município, pois as atuais já não estão mais resolvendo. E voltou a condenar a nebulização que a população tanto pede, pelo drástico impacto ambiental que ocasiona. “Ourinhos vive um estado epidêmico em situação de emergência. Bastam apenas 10 minutos por dia direcionados a verificar seu quintal, pois o mosquito da dengue não nasce em terrenos baldios” frisou.
Iniciando a reunião, Roque Quagliato, presidente da FEMM – Fundação Educacional “Miguel Mofarrej”, há 25 anos, mostrou as conquistas da instituição nesse período como o Colégio Santo Antônio, a casa das Irmãs e a sede das FIO que hoje conta com 4.600 m2 de construção, está sendo preparada para receber o Curso de Odontologia e tem o melhor Curso de Agronomia do país entre as Faculdades particulares. “Pedimos que os mantenedores nos deixem ficar por aqui mais um tempo, porque antes de me aposentar, queremos entregar para Ourinhos a Faculdade de Medicina”, frisou emocionado.
Na sequência, Bianor Colchesqui, diretor das FIO, mostrou em slides a evolução dos Cursos das FIO, suas excelentes classificações perante o MEC – Ministério da Educação e Cultura, onde todos têm a nota 4, onde a máxima é 5 e informou o novo curso de Engenharia de Produção que já está sendo instalado. Segundo ele, o Curso de Direito teve 80% de aprovação no último exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
“Pretendemos com o Curso de Medicina, ser um dos melhores da América Latina e geração de riqueza não tem preço”, disse justificando a mensalidade das FIO serem um pouco maiores do que outras de nossa região.
Engenharia Mecânica – Durante seu pronunciamento, recebeu um comunicado que havia sido publicado no Diário Oficial de segunda-feira, a autorização para o Curso de Engenharia Mecânica. “Vocês são pé quentes e podemos realizar todas as reuniões aqui, daqui pra frente”, comemorou.
FAPI – Em seguida, o presidente da AIOR – Associação das Indústrias de Ourinhos e Região, Edenilson Natale, entidade que é responsável pela Feira, lembrou Brigadeiro e Fernando Quagliato, que estiveram à frente de diversas Feiras e também Arnaldo Constante, que cuidava da locação dos espaços e comercialização de camarotes, falecido recentemente. “Ele não deixou o número de celulares de quase ninguém, apenas anotações que estamos aproveitando para fazer os contatos”, disse.
Novidades da Feira – Após a divulgação da grade de shows (veja relação no final desta matéria), Celso Zanuto, membro do GFAPI, confirmou novamente o Rancho Primavera, responsável pelo rodeio, do parque de diversões Moreno’s Park, Paschoal Serv Festas que fornecerá as bebidas e da empresa WF para o estacionamento. “Neste ano, até os expositores pagarão estacionamento, é claro, com um valor diferenciado, mas que fará muita diferença para a Feira, devido à grande quantidade”, frisou Zanuto.
Celso ressaltou a importância da imprensa na divulgação da Feira e pediu desculpas por pequenas divergências no ano passado. E informou que Neno Batista será o coordenador de comunicação da Feira deste ano, serviço prestado pela Agência JP2 no ano passado.
Os camarotes principais serão instalados no lugar das arquibancadas nesse ano, poderão ser comprados no cartão e para o rodeio, parte das arquibancadas serão cobertas. A prefeitura terá camarote VIP e o Palco Alternativo será mantido devido ao sucesso do ano passado.
A abertura da Feira, o concurso Rainha da FAPI ficaram a cargo do secretário municipal de Cultura, Fernando Cavezali. As entradas serão reduzidas e somente serão permitidas pelo portão principal, para possibilitar melhor fiscalização policial e maior segurança aos frequentadores.
“Os recursos prometidos pelo deputado Capitão Augusto, se chegarem em tempo, farão com que a prefeitura gaste bem menos esse ano”, assegurou Zanuto.
“A Esmeralda, esposa do Arnaldo Constante, que sempre comercializou os espaços e camarotes, queria parar e pedi para que ficasse a frente de tudo em memória dele”, disse Celso. “Temos que continuar, em memória também do Fernando Quagliato, o Sr. FAPI”, finalizou Zanuto.
Veja os artistas que farão os shows da 49ª FAPI
Dia 05 – Luan Santana
Dia 06 – Marcos e Beluti
Dia 07 – Frozem / Evandro e Aguinaldo
Dia 08 – A confirmar
Dia 09 – Fiduma e Jeca
Dia 10 – Pedro Paulo e Alex
Dia 11 – Tiaguinho
Dia 12 – Cristiano Araújo
Dia 13 – Jads e Jadson
Dia 14 – Gustavo Lima
Para o dia 08, a comissão organizadora pretende contratar o Padre Fábio de Mello, mas ainda está faltando alguns acertos financeiros. Caso não seja confirmado, cantores “prata da casa” e de toda a região terão espaço nesse dia.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.