sexta, 04 de julho de 2025

Revoltados com a redução de ônibus das linhas suburbanas da AVOA usuários fazem abaixo-assinado

Publicado em 01 set 2022 - 09:11:54

           

“CHEGA DE MONOPÓLIO da AVOA: Nosso povo não aguenta mais ônibus lotado, sujo e a passagem mais cara do estado!”

 

Marcília Estefani

 

Revoltados e prejudicados por mais uma redução de horários nas linhas de Ourinhos-Assis/Assis-Ourinhos, Ourinhos-Ribeirão do Sul/Ribeirão do Sul-Ourinhos e Ourinhos-S.Pedro-Santa Cruz/Santa Cruz-S. Pedro-Ourinhos resolveram lançar uma petição pública com abaixo-assinado pelo fim do que chamam “Monopólio da AVOA”.

A empresa, responsável pelo transporte coletivo entre estes municípios, divulgou nos últimos dias, alteração nas linhas, com diminuição de horários que passam a valer nesta quinta-feira, 1º de setembro. A maior reclamação está entre os usuários da linha Ourinhos-Assis/Assis-Ourinhos, que ficaram sem a opção do horário das 20h15, porém, reclamantes de outras linhas também aderiram ao manifesto.

Na petição os usuários protestam “CHEGA DE MONOPÓLIO: Nosso povo não aguenta mais ônibus lotado, sujo e uma das passagens mais cara do estado!
Vamos COMBATER esse roubo institucionalizado pela AVOA. Ajude a dar mais força, para que o nosso povo possa lutar pelo FIM DO MONOPÓLIO da empresa que explora o transporte coletivo! Fim da AVOA!!!!!”

“Nós moradores dos municípios de Ourinhos, Assis, Salto Grande, Palmital, Cândido Mota e Ibirarema viemos através deste abaixo assinado, pedir soluções para nossos problemas com o transporte público municipal destas regiões, estamos sofrendo com a baixa quantidade de ônibus que circulam na região desde o início da pandemia. Precisamos urgentemente da solução, temos ônibus de segunda a domingo, em horários reduzidos, dificultando o direito de ir e vir da população. Agora retiraram mais 3 horários e o ônibus que nos servia a noite às 20:15 foi retirado, ou seja, trabalhadores que saem do trabalho às 19h, dormirá na rua ou ficará desempregado. Estamos de mãos atadas. Gostaríamos de uma solução o mais breve possível, horários mais estendidos e novas linhas circulando nos fins de semana”. Clique e saiba mais sobre o abaixo-assinado https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR126695

 

O OUTRO LADO – O Negocião tenta contato com a AVOA, no guichê da rodoviária, uma atendente informou que foram retirados horários sem muita demanda, mas nos direcionou aos responsáveis legais. Uma nota da empresa foi divulgada na manhã desta quinta-feira, onde a empresa se justifica mais uma vez citando o cenário de crise, os impactos da pandemia, excesso de gratuidades, e diz agir de acordo com o que prevê a ARTESP.

“Devido a baixa demanda de usuários nas linhas do transporte público intermunicipal operadas pelo Grupo AVOA, houve a necessidade de readequar os horários visando a manutenção do serviço, conforme autorizado pela ARTESP (Comunicado Externo DPL 05/2021).

Antes mesmo do impacto do coronavírus, o setor de Transporte Público no Brasil já vivia cenário de crise, principalmente no modal em que a receita advém exclusivamente da tarifa, como é o caso em questão.

Com a vinda da pandemia do coronavírus e outros fatores externos, os problemas só se agravaram e os prejuízos estão se acumulando, haja vista a queda na demanda de passageiros, associada ao aumento exorbitante no preço dos insumos operacionais, em especial do óleo diesel.

O excesso de gratuidades de tarifa sem qualquer repasse público também impacta diretamente na operação do serviço.

Por tais motivos, com autorização da ARTESP, houve a necessidade de ajustar a oferta conforme a demanda.

A empresa tem consciência do seu compromisso com a população e tem adotado todas as medidas que estão ao seu alcance para a manutenção desse serviço público essencial e do emprego dos seus colaboradores.”

 

Veja como ficaram os horários a  partir deste 1º/9:

 

 

 

 

No guichê da AVOA há também aviso de alterações que passaram a vigorar no domingo 28/8:

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.