quarta, 05 de fevereiro de 2025
Publicado em 28 jun 2024 - 12:48:44
Frutas, queijos, cafés, cervejas e cachaças estão entre os produtos comercializados no GAFFFF 2024, no Allianz Parque, na capital paulista
Guilherme Araujo dos Santos
O maior festival de cultura agro do mundo, o Global Agribusiness Festival (GAFFFF 2024), que está acontecendo nos dias 27 e 28 de junho, está recebendo agricultores familiares do Estado de São Paulo para divulgarem e comercializarem seus produtos artesanais.
O gramado do Allianz Parque, arena multiuso localizada na zona oeste da capital paulista, se transformou em uma grande feira de negócios, local em que os produtores estão expondo delícias como frutas, queijos, ovos e derivados, mel, cafés, cervejas e cachaças, em um Pavilhão próprio para os alimentos artesanais.
“Estar em um evento internacional de agro como o GAFFFF é uma grande oportunidade para o produtor familiar. Conseguimos fazer contatos e mostrar ao mundo nossa sustentabilidade e qualidade, impulsionando não apenas a produção agrícola, mas também o turismo das cidades produtoras”, afirmou Rosa Helena Zeraik Palaro, proprietária do Café São Francisco do Gramado, de Brotas. A marca paulista levará ao festival: cafés especiais, cerveja de café e kits com acessórios relacionados ao grão.
Para Anny Sueh, sócia da Raiar Orgânicos, que produz ovos em Avaré, a participação da empresa no festival contribui para a visibilidade da marca, e consequentemente, com o maior acesso da população aos alimentos orgânicos. “Nossa missão é tornar o orgânico possível, com maior escala, preço acessível e disponível em todos os lugares. Estar em um evento como o GAFFFF é uma forma de acessar novos mercados, gerando mais volume, venda e capilaridade”, refletiu.
Segundo Anny, a Raiar Orgânicos produz ovos de forma sustentável, respeitando o bem-estar animal e o cuidado com o meio ambiente. No festival, pretende contar sobre os benefícios dos alimentos livres de defensivos químicos. “Vamos levar o valor e a definição de um orgânico para mais pessoas. É uma oportunidade de compartilhar o que estamos construindo”, conclui Anny.
As frutas e legumes orgânicos paulistas também terão espaço no GAFFFF 2024. A Annona Cooperativa, com sede em Itápolis e que conta com 41 produtores orgânicos certificados de agricultura familiar em 9 municípios, leva banana, abobrinha, batata doce, pepino, tomate, goiaba, limão siciliano, limão taiti e pimenta dedo de moça, todos in natura. Entre os processados, irá expor macadâmia, goiabada em barra e em pote e temperos. “A feira é um local de maior contato com os consumidores, uma oportunidade de levar o propósito da cooperativa, que é comida de qualidade à mesa das pessoas. É uma grande oportunidade de divulgar os nossos produtos”, afirmou Manuela Costa, gerente geral da cooperativa Annona.
A presença dos produtores artesanais na feira só é possível pelo trabalho de inspeção da Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Em 2024, SP atingiu 86 estabelecimentos artesanais registrados no SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo). O processo de regularização orienta o produtor e garante segurança jurídica. Com o certificado em mãos, as propriedades também ganham credibilidade e distinção no mercado.
GAÚCHOS NO GAFFFF – Ao lado dos produtores paulistas na feira de negócios, também estão agricultores gaúchos, que foram afetados pela tragédia climática ocorrida no início de maio no Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria entre a SAA e o GAFFFF é gerar visibilidade e rentabilidade aos produtores gaúchos, contribuindo com a reestruturação comercial dos empreendedores.
Vale lembrar, que em maio, a SAA autorizou a entrada e a venda de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul no Estado – e que antes não podiam ser comercializados fora daquele estado — possibilitando a ação de ajuda aos produtores gaúchos, prejudicados pela tragédia climática, ocorrida no início do mês de maio, que matou 177 pessoas e deixou mais de 600 mil desabrigados.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.