segunda, 9 de março de 2026
Publicado em 09 out 2024 - 14:02:28
O curso oferece ambiente de aprendizado também para pessoas com deficiência
Fernando Lima
Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu inscrições para o curso gratuito de “Introdução a Libras”, que será realizado de forma online pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Uma ótima oportunidade para pessoas que desejam aprender a se comunicar em libras e também obter um diferencial no mercado de trabalho. Ao todo, são 1,5 mil vagas disponíveis e os alunos terão aulas através do ambiente virtual da Escola de Inclusão, que é um ambiente virtual exclusivo da Univesp, que garante a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui estrutura gramatical própria, e aprendê-la é como aprender outra língua. Embora a Libras não seja universal (cada país tem a sua) a brasileira foi desenvolvida à partir da francesa, e hoje inclui pessoas com deficiência auditiva em vários setores da sociedade, permitindo mais dignidade e vivência plena. Estima-se que 2 milhões de pessoas falem a Língua de Sinais no Brasil.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, mais de 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de problema auditivo no Brasil e, cerca de 2,7 milhões são surdos.
As inscrições para o curso podem ser efetuadas pelo site da site da SEDPcD.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.