quinta, 02 de janeiro de 2025
Publicado em 18 mar 2016 - 01:46:29
Da redação
Nesta sexta-feira, um evento em Santa Cruz do Rio Pardo marca as comemorações pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março e Dia do Rio Pardo, em 27 de março. Trata-se de uma iniciativa da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), em parceria com a Duke Energy, Prefeitura Municipal e ONG Rio Pardo Vivo, reunindo, dentre outras atividades, palestra sobre reprodução de peixes e soltura de 30 mil pacus. A comemoração conjunta, realizada pelo 6º ano consecutivo, na sede da Sabesp, terá participação de 250 alunos do ensino fundamental da rede pública do município, representantes das instituições parceiras e membros da comunidade.
De acordo com o palestrante, Luis Augusto Nogueira Perino, da área de Meio Ambiente da Duke Energy, o evento valoriza um dos maiores tributários do Paranapanema. “O Rio Pardo é um rio limpo, de grande importância local e regional, e todos os esforços visando à sua preservação são de suma importância”, ressalta.
Na palestra, Perino explicará, aos estudantes, o ciclo de reprodução de peixes em cativeiro e os benefícios do repovoamento para o meio ambiente e as comunidades. Em seguida, os alunos participarão da soltura dos alevinos doados pela Duke Energy – companhia que opera oito usinas hidrelétricas ao longo do Paranapanema incluindo a de Salto Grande, em cujo reservatório o Rio Pardo deságua. “O Rio Pardo é usado como rota de migração para reprodução dos peixes desse reservatório”, pontua Perino.
O presidente da ONG Rio Pardo Vivo e técnico de Gestão da Sabesp, Luiz Carlos Cavalchuki, acrescenta que a parceria na realização do evento “reforça o compromisso ambiental de preservação do Rio Pardo para futuras gerações”. “O saneamento de esgotos é sinônimo de um rio vivo. Estamos cuidando do principal rio da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema”, destaca.
Ainda conforme Cavalchuki, no total, são esperadas cerca de 400 pessoas na atividade ambiental.
Dia Mundial da Água – O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Neste ano, o tema escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para celebrar a data é “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos”. Celebrado mundialmente desde 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as comemorações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Dia do Rio Pardo – O Dia do Rio Pardo é lembrado todo primeiro domingo depois do Dia Mundial da Água, sendo que em 2016 a data é 27 de março. O rio está entre os maiores do Estado de São Paulo, com 264,25 km de extensão, desde sua nascente até a sua foz, na represa de Salto Grande. Em seu percurso, passa por 15 cidades. Conforme a ONG Rio Pardo Vivo, 70% da água consumida no município de Santa Cruz do Rio Pardo é proveniente desse rio, que recebe a contribuição de vários afluentes, sendo os três principais: Rio Claro, com nascente no município de Botucatu e foz em Iaras; Rio Novo, com nascente em Itatinga e foz em Santa Bárbara; e Rio Turvo, que vai de Agudos até Ourinhos.
Suas águas são utilizadas no abastecimento doméstico, após tratamento convencional; proteção das comunidades aquáticas; recreação e esportes aquáticos; e criação natural e/ou intensiva (aquicultura) de espécies de peixes destinadas à alimentação.
A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.