quarta, 30 de outubro de 2024
Publicado em 10 jun 2016 - 12:49:48
Junho chegou chegando e trazendo chuva, frio, a FAPI, festa tradicional em nossa cidade, o dia dos namorados, comemorado no domingo 12, cheio de surpresas e romantismo quebrando o gelo do friozinho e abrindo as festanças juninas que já estouram por aí, trazendo muita paçoca, quentão, pé de moleque, cocada e animação!
As festas juninas acontecem em diversos estados brasileiros durante todo o mês de junho. As festas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. Cada região celebra os santos adaptando as tradições juninas aos costumes locais e misturando elementos religiosos, populares e folclóricos. Mas independente da região, existe algo em comum em todas essas festanças: É comida que não acaba mais, delícias para todos os gostos e é preciso muito cuidado para aproveitar as festas sem enfiar o pé na jaca! Engana-se quem acredita que para manter a forma não pode saborear as comidas típicas deste mês! Basta investir nos alimentos certos e nas quantidades ideais. Vamos ver como isto funciona?
Vamos começar substituindo alguns vilões como por exemplo a salsicha, paçoca, arroz-doce e canjica, que possuem quase 400 calorias em apenas 100 gramas, por pratos mais saudáveis. Os embutidos, como o cachorro-quente, podem ser trocados por carnes frescas como um sanduíche de carne desfiada, carne moída ou até o famoso churrasquinho assado pode fazer toda a diferença na quantidade das calorias ingeridas. Se puder levar seu pão integral, melhor ainda, pois além de rico em proteínas, se combinado com o milho cozido, que é rico em fibras, estimula o bom funcionamento do organismo.
O milho e o pinhão são ótimas opções que não dão a sensação de exagero na comilança. As oleaginosas (caso do pinhão) são ricas em gorduras boas que ajudam na produção de serotonina, o hormônio do prazer. Na hora dos doces aposte nos derivados do milho verde, como o cural e pamonha e dê preferência às castanhas ao invés do amendoim. Evite os doces extremamente açucarados como o doce de leite, a paçoca e a canjica. Prefira alimentos como a batata doce assada em versão chips, que possui vitaminas A e B, potássio, ferro, fósforo, cálcio e antocianinas, que ajudam os praticantes de exercícios a recompor as energias e na hora de preparar o quentão, aposte em uma versão sem álcool!
Apesar de todas as substituições, atente para as quantidades consumidas. Um pedaço bem pequeno, que equivale a metade da palma da mão é a dose certa para experimentar de tudo sem exagerar. E por fim, pegue aquela camisa xadrez ou o vestido de chita e aproveite as atividades dançantes que as festas juninas oferecem. Geralmente o forró e a música sertaneja embalam esses momentos e animam as famosas quadrilhas e os bailões. Assim além de animar, você aproveita e queima algumas calorias “São João, São João, acende a fogueira do meu coração!”
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.