segunda, 9 de março de 2026

NOVO PAPA – Bispo da Diocese e Frei Agostiniano demonstram sua alegria pela eleição do novo pontífice

Publicado em 10 maio 2025 - 11:36:00

           

Robert Francis Prevost escolheu Leão XIV para ser chamado; veja a reporcução em Ourinhos e no mundo

 

Fernando Ribeiro

 

 

 

Robert Francis Prevost, 69 anos, é o novo papa e primeiro norte-americano. Ele, que também tem nacionalidade peruana, foi escolhido sexta-feira no conclave e foi apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.

A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa foi expelida na quinta-feira (8) da chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave. O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e será conhecido a partir de agora como Leão XIV.

Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.

 

“EM CRISTO SOMOS UM” – A reportagem ouviu com exclusividade Frei Nei Márcio, o atual Superior Geral dos Agostinianos Descalços, que hoje exerce seu ministério na Itália. O sacerdote trabalhou em algumas paróquias na diocese de Ourinhos por muitos anos, em especial a do Santuário de Nossa Aparecida do Vagão Queimado. “Foi com grande alegria que recebi a notícia da eleição do novo papa, uma felicidade imensa, sobretudo, por saber que faz parte da nossa Família Agostiniana, que tem o lema tão bonito desde quando ele já era bispo no Peru que é “em Cristo somos todos um”. É um grande convite à unidade que a igreja está precisando nesse momento e no mundo inteiro, que também precisam de paz, como o papa disse em seu primeiro discurso. Em carta direcionada a ele, confirmo nosso desejo de caminhar juntos, que estamos à disposição de colaborar na construção de pontes que favoreçam a unidade em Cristo. Rezamos juntos para que ele tenha sempre a graça de Deus e seja abençoado em seu magistério. Fico feliz por fazer parte da Família Agostiniana que “doa” para a igreja um papa, o primeiro agostiniano da história e o primeiro dos Estados Unidos da América”, declarou Nei Márcio.

 

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS – Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo da Diocese de Ourinhos, presidiu na Catedral do Senhor Bom Jesus, na quinta-feira, dia 08 a noite, celebração de ação de graças pela eleição do novo papa. Na ocasião mais de uma dezena de padres concelebraram.

Em entrevista exclusiva à reportagem, Dom Eduardo afirmou que “o papa Leão XIV vem em continuidade aos demais bispos de Roma, sucessor de Pedro. Ele tem suas características muito interessantes pelo próprio nome que escolheu. Dá um sentido de que será um bispo bastante voltado para as questões sociais, uma vez que Leão XIII publicou uma encíclica que trata da questão do trabalho, política e social da igreja. O documento é tido como da Doutrina Social da Igreja. Para nós hoje, o que importa é que o papa eleito é o vigário de Cristo na terra entre nós, goza da nossa admiração, respeito, veneração e digno de orações em todas nossas celebrações. Para mim é uma grande honra poder acompanhar todo esse processo da eleição e poder presidir a celebração de ação de graças. Esperamos nele uma pessoa abençoada por Deus e iluminada pelo Espírito Santo. Que possa sim, com muito carinho, amor e simplicidade, conduzir a igreja católica apostólica romana, o povo de Deus em todo o mundo. É a nossa gratidão e o nosso acolhimento ao papa leão XIV”.

 

Veja Carta do Bispo Dom Eduardo por ocasião da eleição do novo papa

 

 

 

Quem é o novo Papa?

 

Fonte: UOL

 

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.

Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. No entanto, é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.

Foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua atuação missionária no Peru — primeiro em Piura, depois em Trujillo, onde permaneceu por dez anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori. Prevost chegou a cobrar desculpas públicas pelas injustiças cometidas no período.

Em 2014, foi nomeado administrador da Diocese de Chiclayo, cargo em que foi ordenado bispo e permaneceu por nove anos. Nesse período, enfrentou a principal crise de sua trajetória: em 2023, três mulheres acusaram Prevost de acobertar casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru, quando elas ainda eram crianças.

Segundo as denúncias, uma das vítimas telefonou para Prevost em 2020. Dois anos depois, ele recebeu formalmente os relatos e encaminhou o caso ao Vaticano. Um dos padres foi afastado preventivamente e o outro já não exercia mais funções por questões de saúde. A diocese peruana nega qualquer acobertamento e afirma que Prevost seguiu os trâmites exigidos pela legislação da Igreja. O Vaticano ainda não concluiu a investigação.

Durante sua passagem pelo Peru, Prevost também ocupou cargos de destaque na Conferência Episcopal local e foi nomeado para a Congregação do Clero e, depois, para a Congregação para os Bispos. Em 2023, recebeu o título de cardeal — função que ocupou por menos de dois anos antes de se tornar papa, algo raro na Igreja moderna.

Durante a internação de Francisco, Prevost foi o responsável por liderar uma oração pública no Vaticano pela saúde do então pontífice.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.