quinta, 14 de agosto de 2025
Publicado em 14 ago 2025 - 17:51:38
Logo após a santa missa, foram acolhidos os que estavam pela primeira vez na ultreya
Hernani Corrêa
O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Ourinhos realizou na última segunda-feira, 11, sua tradicional ultreia mensal.
Desta vez, quem acolheu os cursilhistas foi a Capela de Nossa Senhora de Fátima no Jardim Matilde. Padre Marco Antônio presidiu a celebração.
Logo após a santa missa, foram acolhidos os que estavam pela primeira vez na ultreya. Em seguida cantado os parabéns aos aniversariantes: natalício, de casamento e de Cursilho.
Gustavo apresentou a reunião e deu seu testemunho ao final da ultreia. Em seguida Valguineia também pode contar um pouco do seu quarto dia e de perseverança no Movimento.
Logo após todos foram se confraternizar no salão de festas da paróquia da cidade.
O QUE É ULTREIA? – É uma saudação tradicional usada no Caminho de Santiago na Espanha, significando “avante”, “mais além” ou “vamos em frente”. É uma expressão de encorajamento para os peregrinos, incentivando-os a continuar sua jornada rumo a Santiago de Compostela.
As ultreias também marcam momentos de confraternização e festa entre os cursilhistas. São realizadas em Ourinhos sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, em sistema de revezamento nas paróquias.
SOBRE O CURSILHO – O Cursilho de Cristandade é um movimento da Igreja Católica de evangelização e está presente no mundo inteiro. Nasceu na Espanha em 1944 e se expandiu pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1962.
A DINÂMICA – É um curso intenso de apenas 3 dias, que se inicia na sexta-feira às 19h00 e se encerra no domingo à tarde. Em Ourinhos, mulheres e homens participam separadamente.
São mensagens de doutrina da igreja católica, vivência e testemunhos dos mensageiros. Como garantem os veteranos: “O Cursilho é uma maneira de aprender em três dias uma forma de ser feliz para a vida inteira”.
EM OURINHOS – Acontece periodicamente na Casa de Encontro “Monsenhor Oswaldo Violante”, no Jardim Santa Fé.
Para participar, os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais do Movimento de Cursilho de Ourinhos.
FACEBOOK: https://www.facebook.com/mccourinhos
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursilhoourinhos/
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.