sexta, 21 de novembro de 2025
Publicado em 25 set 2025 - 12:34:11
Evento mobilizou população em situação de rua e fortaleceu atuação do Centro Pop
Da redação
No dia 23 de setembro, Ourinhos sediou o 1º Mutirão por direitos da pessoa em situação de rua. O evento teve participação do Centro Pop, Rede Rua, diversas secretarias municipais e outras ONG’s.

A RUA QUE FALA – A ação, intitulada “A Rua fala!”, teve como objetivo garantir acesso a serviços essenciais, promover cidadania e dar visibilidade às necessidades e direitos da população em situação de rua. As iniciativas asseguraram atendimento imediato, ampliou oportunidades reais de saída gradual das ruas, por meio do acompanhamento contínuo oferecido pelo Centro Pop.

PROGRAMAÇÃO – O mutirão começou às 7h00, com testagem de tuberculose realizada pela Vigilância Epidemiológica. Ao longo da manhã, a população teve acesso a:
– Vacinação de animais, pelo Núcleo de Controle de Vetores;
– Orientação jurídica, pela OAB;
– Oficinas lúdicas e atividades recreativas, incluindo bingo em parceria com o Centro Pop e o Acolhimento Institucional;
– Atendimentos de saúde, com testagens rápidas para HIV e sífilis.

DISTRIBUIÇÃO DE ROUPAS – No período da tarde, o destaque foi o encerramento da Campanha de Arrecadação de Roupas, com entrega simbólica realizada pela OAB.

Também foram promovidas ações de autocuidado e autoestima, como atendimento de barbearia, sorteio de escova e hidratação para mulheres, além da Oficina Lúdica do Setembro Amarelo, desenvolvida pelo CAPS AD.

A atividade reuniu 62 participantes e superou as expectativas dos serviços envolvidos, que destacaram a grande procura ao longo do dia.

PRÓXIMOS PASSOS E CIDADANIA – Construída coletivamente pelos atores da Rede Rua, a ação será avaliada em reunião posterior para discutir sua efetividade e a possibilidade de novos eventos.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, iniciativas como esta impactam de forma positiva tanto o público atendido quanto a sociedade, ampliando acesso a direitos e fortalecendo a rede de proteção social.

SOBRE O CENTRO POP – O Centro Pop é um serviço especializado no atendimento à população em situação de rua em Ourinhos. Atualmente, registra 165 pessoas cadastradas por mês, com uma média de 43 usuários atendidos diariamente.

O espaço oferece alimentação, banho, lavanderia, armários para guarda de pertences, apoio para emissão de documentos, acesso a benefícios e acompanhamento técnico especializado.

Entre todos os serviços, a alimentação é o mais procurado, por ser uma necessidade básica e urgente. O perfil dos atendidos tem se mantido estável nos últimos anos: a maioria são homens, de 18 a 59 anos.

O Centro Pop está localizado na Rua Belo Horizonte, 465 – Vila Recreio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.