sábado, 08 de novembro de 2025
Publicado em 07 nov 2025 - 17:00:52
O radiologista, Dr. José Alves da Luz recebeu homenagem especial
Rose Pimentel
A Associação Paulista de Medicina – (APM) Regional de Ourinhos celebrou a Semana do Médico, no período de 12 a 19 de outubro, com uma programação muito especial, marcada por palestras, confraternização e homenagens.
No domingo, dia 12 de outubro, foi realizado Culto Ecumênico, no Salão de Conferência do Hotel Pousada de Ourinhos; no dia 14, (terça-feira), o médico neurocirurgião e professor Dr. Gibran Franzani Rufca, apresentou palestra sobre o tema: “Novas Perspectivas da Doença de Parkinson” – A primeira Cirurgia de estimulação cerebral profunda para tratamento da Doença de Parkinson em Ourinhos, na Casa do Médico; no dia 15, (quarta-feira), foi realizado um Churrasco de Confraternização dos médicos associados da APM Ourinhos; no dia 16, (quinta-feira), o Dr. Antônio Carlos Endrigo, Diretor de Tecnologia da Informação da APM Estadual proferiu palestra sobre o tema:- “Inteligência Artificial em Medicina”.

No sábado, dia 18 – “Dia do Médico” – foi realizado o Baile de Gala – em homenagem aos profissionais da Medicina e a um nobre médico, fundador e diretor da APM por mais de 20 anos “Dr. José Alves da Luz”. O evento, realizado na Casa do Médico, reservou momentos de muita emoção.
A programação foi encerrada no domingo, dia 19, com uma Missa em Ação de Graças, em homenagem aos médicos, na Catedral do Senhor Bom Jesus.

A programação especial contou com a presença dos médicos associados e familiares e da diretoria da APM Ourinhos integrada pelos seguintes membros: Presidente: Gilberto Severino; vice-presidente: Eder Carvalho de Sousa; 1º tesoureiro: José Alberto Mingardo Torres; 2° tesoureiro: Marcus Regis Tanios Porto; 1º secretário: Felipe Martins de Oliveira; 2º secretário: Guilherme Alencar Lacombe; Diretor Científico: Marcone Barreto Amaral; Diretor Social: Patrick Alexander Wachholz; Conselho Fiscal: José Marques Apolinário; Jose Luiz de Lima e Dirceu Bernardes e suplentes: Ivonir Fagundes Alves Junior; Alberto Schulhan; Adriana da Costa Santos Fecarotta.
A HOMENAGEM AO DR. JOSÉ ALVES DA LUZ – O presidente da APM Ourinhos, Dr. Gilberto Severino, esteve pessoalmente na residência do Dr. José da Luz, fazendo o convite em nome da Diretoria da APM, para a cerimônia de homenagem em “Gratidão e Reconhecimento” pelo seu trabalho em prol da Comunidade de Ourinhos e da Associação Paulista de Medicina APM – Ourinhos.
“Foi um momento especial e senti nos olhos e no palpitar do coração do Dr. José da Luz, a sua alegria e agradecimento pela homenagem que estava recebendo. Também estive no Instituto de Radiologia Dr. José da Luz, confirmando com sua irmã Tereza sobre a homenagem e ela indicou Dr. José Marques Apolinário para representar a família durante a cerimônia”, afirmou Dr. Gilberto.
Durante a cerimônia, os médicos Dr. Hugo Bomfim Pinheiro e Dr. José Marques Apolinário fizeram uso da palavra, recordando momentos agradáveis e memoráveis que vivenciaram com Dr. José da Luz, na vida familiar, social e profissional. “Foram palavras de amor, carinho e gratidão”.
O médico José Alves da Luz é reconhecido como um grande profissional, com humildade incomparável e uma trajetória profissional e de vida inigualável.
JOSÉ DA LUZ: UM ÍCONE DA MEDICINA OURINHENSE – Dr. José Alves da Luz nasceu no dia 1º de julho de 1934, no Baixio das Abóboras, na Fazenda Sussuapara, filho de Pedro Alves de Sousa e Maria Joaquina da Luz. Analfabeto até os 18 anos, não cursou o primário, foi trabalhador rural dos 5 aos 16 anos. Tuberculoso aos 17 anos, foi internado no Sanatório de Tuberculose de Teresina, um anexo do Hospital Getúlio Vargas, de 1953 a 1955, onde aprendeu a ler e escrever graças ao esforço e a dedicação da Irmã Teresa, que forneceu todo o material necessário (lápis, papel, caneta tinteiro) além de uma supervisão rigorosa, no mais, perguntando a médicos, enfermeiros, freiras e aos colegas de internato que sabiam ler.

Em 1º de janeiro de 1960 embarcou num pau-de-arara e chegou nove dias depois ao Rio de Janeiro sem conhecer pessoas, nem endereços e nomes de ruas. Após dois meses no Rio arrumou emprego numa companhia de aviação e posteriormente em um banco. Fez o Científico e a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro trabalhando e estudando, formando-se em 1969.
Formado pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC, Instituto de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu, como acadêmico atuou como plantonista na Maternidade Fernando Magalhães, na Ordem Terceira de São Francisco de Paula (hoje Quinta D´or) e no Hospital de Bonsucesso.
Especializou-se na Residência em Radiologia no Hospital de Bonsucesso em Pool com Hospital Souza Aguiar e Hospital São Francisco de Assis, recebendo o título de Especialista em Radiologia – Colégio Brasileiro de Radiologia, Título de Ultrassonografia e Habilitação em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

Primeiro radiologista titulado em Ourinhos, fundou o Instituto de Radiologia Dr. José da Luz; foi membro efetivo do corpo clínico da Sociedade Santa Casa de Ourinhos desde 1972; participou da comissão paritária que elaborou o estatuto e o regimento interno do hospital, tendo sido diretor clínico no período de 1987 a 1991.
Pioneiro na Radiologia na cidade de Ourinhos e região, Dr. José da Luz criou toda a estrutura técnica e administrativa do serviço, especialmente os recursos humanos.
Foi presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Ourinhos por 20 anos, sendo o idealizador e fundador da Casa do Médico (Clube do Médico); sócio fundador da Unimed Ourinhos em 1982, membro do Conselho de Administração da Unimed de Ourinhos (3 mandatos), membro do Conselho Fiscal Unimed de Ourinhos (atualmente), presidente da Unimed Ourinhos na década de 90, membro do Conselho Administrativo da Federação das Unimeds no Estado de São Paulo (2 mandatos).

Dr. José da Luz é membro da Academia de Letras da Região de Picos, integrando a plêiade de Escritores, onde ocupa a Cadeira Nº 31 que tem como Patronesse a Escritora Maria de Jesus de Souza Martins, Piauí.
Pertenceu por 16 anos à Loja Maçônica União e Justiça II Grande Oriente do Brasil, e por 6 anos, o Rotary Ourinhos Oeste, onde ainda hoje tem grandes amigos.
É autor do livro autobiográfico “Zé da Luz e suas histórias – o impossível é apenas difícil” (Pólen Editorial), lançado em 2004 e do livro ” Zé da Luz e outras Histórias – Do Baixio das Abóboras para o Mundo” em 2012.
Em 2007 foi homenageado pela Câmara Municipal de Ourinhos com o título de Cidadão Ourinhense.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.