segunda, 17 de junho de 2024

Balanço da Agrishow evidencia pluralidade do agronegócio e expõe busca constante por tecnologia e informação

Agrishow Labs reuniu cerca de 80 startups ligadas ao agronegócio e Agrishow Pra Elas somou mais de 170 mil visualizações em entrevistas veiculadas nas redes sociais

 

Gabriela Salazar 
Das grandiosas máquinas agrícolas até carros voadores, os corredores da 29ª edição da Agrishow, realizada de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), apresentaram o que há de mais moderno para o agronegócio. Além das novidades apresentadas pelas mais de 800 marcas expositoras, o evento ofereceu uma verdadeira imersão aos 195 mil visitantes que passaram por lá. Com foco na experiência do público, a feira contou com palestras de variados temas, apresentações de tecnologias, rodadas de negócios e muito mais.

O Agrishow Labs, dedicado à inovação e tecnologia no campo, foi um dos locais dedicados à experiência do visitante. Localizado na Arena de Tecnologia e Inovação, o espaço contou com a participação de quase 80 startups e 26 palestras sobre temas que foram desde inteligência artificial e bioinsumos até biotecnologia, irrigação, carbono zero e energias renováveis.
O volume das chamadas “AgTechs” presentes evidencia um movimento crescente no agronegócio. De acordo com a pesquisa Radar Agtech 2023, o número de startups ligadas ao setor cresceu 14,7% no último ano. “Conseguimos dobrar o número de startups participantes em comparação com a edição anterior. Isso demonstra o interesse contínuo pela inovação no setor,” afirmou Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, empresa organizadora da feira.
Exemplos inspiradores – Apesar do volume de mulheres na feira ainda ser menor, segundo a pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP), representando 33% dos visitantes, a participação feminina foi mais um vez destaque. Com salas lotadas em todas as dez palestras realizadas, o Agrishow Pra Elas foi sucesso trazendo temas como empreendedorismo, liderança feminina e legislação. Os assuntos foram apresentados e discutidos por mulheres que são referência no setor, como Silvia Massruhá, primeira mulher a assumir a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ao longo do evento, 11 entrevistas foram transmitidas diretamente para o Instagram da Agrishow e abordaram assuntos em alta no setor, como gestão tecnológica, área tributária, bem-estar animal e oportunidades futuras, acumulando mais de 170 mil visualizações. “Foi inspirador ver tantas mulheres engajadas e participando ativamente deste espaço. Estamos empolgados com o crescimento e a contribuição que o Agrishow Pra Elas traz para a inclusão feminina no agronegócio,” destaca Liliane.
Conectividade na Agrishow – O Lounge dos Embaixadores foi outro destaque, reunindo influenciadores do agronegócio que, juntos, somam mais de três milhões de seguidores no Instagram. Nomes como Allan Pasquini, Mega Chris Moraes e João Pierobon participaram, proporcionando momentos de interação com o público participante do evento.

Para aqueles que não puderam comparecer, a Agrishow Ao Vivo ofereceu uma cobertura diária por meio da plataforma digital agrishowexperience.com.br. Inédita, a iniciativa permitiu que o público de casa acompanhasse os principais destaques do evento.
2025 é logo ali – A 30ª Agrishow já tem data marcada. Será realizada entre os dias 28 de abril e 2 de maio de 2025, das 8h às 18h, trazendo como tema central: “O Futuro do Agro de A a Z”. Mais novidades sobre o evento devem ser divulgadas nos próximos meses no site oficial: www.agrishow.com.br.
Sobre a Agrishow – A Agrishow 2024 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.