segunda, 17 de junho de 2024

Café arábica é destaque em abril, com valorização de 19,8%

Relatório do Departamento Econômico da Faesp, elaborado com dados da Conab e do Cepea, apresenta a variação de preços aos produtores para 27 produtos agropecuários

 

Mário Teixeira

No mês de abril, o café arábica foi o produto com maior valorização nos preços, dentre os itens acompanhados pelo Departamento Econômico da Faesp. O aumento de 19,8% nos preços do café arábica se deu em resposta ao delicado momento da oferta mundial desse produto, marcado por déficits nos estoques.
O trigo também registrou aumento significativo nesse período, de 9,2%. Com a expectativa de redução na área de trigo em 2024, parte dos triticultores paulistas optou pela manutenção de estoques e espera por preços mais atrativos. No entanto, mesmo com a valorização mensal, as cotações ainda permanecem 22,7% abaixo da média do mesmo período do ano anterior.
Já a banana nanica apresentou a maior queda de preços em abril, de 45,7%, ocasionada pela maior oferta da fruta. A variação anual da banana nanica sinaliza queda de 27,3%.
Também em desvalorização, os preços da batata-doce recuaram 23,2%, encerrando a tendência de crescimento observada nos meses anteriores.
Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
2024.05 – Preços pagos ao produtor paulista

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.