segunda, 17 de junho de 2024

Dia do Meio Ambiente: Senar-SP em prol da sustentabilidade

Cursos e programas são ofertados com foco em preservação do meio ambiente

 

Mário Teixeira

 

A agricultura vive em harmonia e simbiose com a natureza. Preservação da fauna e flora nativas, uso racional e reutilização de água e não poluição do solo são alguns dos preceitos da sustentabilidade no campo.
O Senar-SP dá atenção especial ao tema da sustentabilidade em diferentes cursos e formações. Dessa forma, a sustentabilidade no campo está localizada não como um capítulo especial na atividade de apenas determinados produtores ou de culturas específicas, e sim como um modo de agir no mundo, a ser exercitado cotidianamente por todos.
O curso “Promovendo a saúde no campo – Saneamento básico rural” apresenta os princípios do saneamento básico, pilar da saúde e sustentabilidade no campo. Há também Operação de Tratores agrícolas – Técnicas para conservação do solo, no qual os alunos aprendem a conservar o solo em plantações, minimizando os impactos das máquinas agrícolas no processo de erosão. Já a formação “OrganizaçãoComunitária rural – Instrumento para o desenvolvimento rural sustentável”, por sua vez, visa desenvolver habilidades e atitudes pessoais para a prática da organização comunitária como instrumento para o desenvolvimento rural sustentável.
Outro programa voltado à sustentabilidade é o de “Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente”, que reúne produtores rurais preocupados em preservar o meio ambiente e também na adequação de suas propriedades ao novo Código Florestal. Além de passar as técnicas corretas, o programa estimula o plantio de árvores em áreas de preservação permanente.
Confira esses e outros cursos do Senar-SP no site: Link

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.