segunda, 17 de junho de 2024

Faesp e Sindicatos Rurais contribuem para a criação de indicador de preços do feijão

Sindicatos Rurais de Paranapanema, Itapeva e Itapetininga reuniram produtores para levantamento de informações para os técnicos do Cepea e da Faesp

 

Mário Teixeira

 

Neste mês, técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estiveram reunidos com produtores de feijão no evento “São Paulo Cotton Day 2024”, realizado em Itaí, bem como nos Sindicatos Rurais de Itapeva e Itapetininga, para o levantamento de dados sobre a cadeia produtiva do feijão.
No “São Paulo Cotton Day 2024” o encontro contou com a parceria do Sindicato Rural de Paranapanema e da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP).
As reuniões são parte de um projeto conjunto entre o Cepea e a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), com parceria das Federações e Sindicatos Rurais, que visa entender a dinâmica de produção e comercialização do feijão nos diversos estados brasileiros, a fim de se criar um indicador de preços regional para esse produto, a ser divulgado a partir do segundo semestre de 2024. No estado de São Paulo, os levantamentos se iniciaram nessas regiões, mas também estão previstos encontros em Guaíra e Miguelópolis. Posteriormente, novas regiões poderão ser visitadas.
“Os Sindicatos Rurais e a ASPIPP foram muito receptivos e prontamente se colocaram à disposição para auxiliar no projeto. Estiveram presentes produtores e consultores com amplo conhecimento sobre o sistema de produção e também sobre a comercialização, o que tornou o encontro bastante produtivo”, destacou Larissa Amaral, Assessora Técnica do Departamento Econômico da Faesp, que participou dos encontros.
Tirso Meirelles, presidente da Faesp, ressaltou a importância desses indicadores para os produtores rurais. “Para proporcionar uma produção economicamente sustentável, estabelecer esses indicadores é bastante significativo”, disse Tirso

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.