sexta, 24 de maio de 2024

07 de Abril é o Dia Mundial da Saúde

Raquel Regina Duarte Moreira

Anualmente, no dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O conceito “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, criado pela OMS em 1946, visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável.

É importante lembrar, que a saúde é uma forma de total bem-estar, que é conseguido através do tratamento de doenças ou sua prevenção, e também de qualidade de vida.

Para 2016, ficou definido que Diabetes será o tema central. Esta doença pode provocar complicações graves, tais como cegueira, insuficiência renal, neuropatia, incapacidade e morte prematura. É considerada uma doença endêmica e vem aumentando consideravelmente em todo o mundo.

É estimado que 9% dos adultos no mundo tem diabetes. O primeiro relatório global sobre diabetes será lançado neste mesmo dia, o qual defende que os sistemas de saúde assegurem medidas mais eficazes relacionadas a gestão, vigilância e prevenção de diabetes no mundo.

Para reduzir o risco de diabetes, medidas simples de alteração do estilo de vida devem ser adotadas: manter o peso corporal normal, praticar uma atividade física regular, uma alimentação saudável, praticas integrativas e complementares como novas formas de cuidado.

Diabetes tem tratamento e pode ser controlada e os cuidados devem ser permanentes. Prevenir, conhecer, monitorar e controlar são os remédios eficazes contra Diabetes.

 

***Raquel Regina Duarte Moreira é professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.