sexta, 19 de julho de 2024

21 de março Dia Mundial da Síndrome de Down: “Porque o amor, não conta cromossomos”

Publicado em 21 mar 2018 - 10:00:25

           

Da redação

O dia 21 de março é muito importante. Neste dia comemora-se o dia das florestas e das árvores, o dia da infância, e foi escolhido também para marcar o dia mundial dedicado à conscientização sobre a Síndrome de Down.

A data é celebrada em 21 de março em virtude de a síndrome ser causada por uma falha no processo de divisão celular do embrião: em vez de se dividir e formar um par, o cromossomo “21” aparece com três exemplares em pessoas com a síndrome.

Oficialmente estabelecida em 2006, pela Down Syndrome International, e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

“50 mães. 50 crianças. 1 cromossomo extra” é o título do vídeo que viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

Nos pouco mais de quatro minutos, um grupo de mães aparece com os filhos, com síndrome de down, parodiando o quadro “Carpool Karaoke” (Carona Karaokê, em português), do programa americano The Late Night Show. No famoso quadro, o apresentador James Corden dirige enquanto convidados cantam.

As mães decidiram então gravar o vídeo em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Nele, cantam a música A Thousand Years, de cantora Christina Perri.

Produzido na Grã-Bretanha, o vídeo já ultrapassou um milhão de visualizações no YouTube, e vem sendo compartilhado nas redes sociais com a hashtag #WouldntChangeAThing (em português, “não mudaria nada”).

No vídeo, mães e filhos cantam usando os signos Makaton – uma representação visual da linguagem com gestos que facilitam a comunicação.

Confira o vídeo e apaixone-se por esses pequenos também:

(Fonte: catraquinha.catracalivre.com.br / Créditos: Reprodução/Vídeo 50 Mums | 50 Kids | 1 Extra Chromosome)

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.