quarta, 09 de outubro de 2024
Publicado em 04 abr 2018 - 07:15:09
Alexandre Mansinho
Esta é a segunda etapa na definição das diretrizes de tudo o que deve ser obrigatoriamente ensinado nas escolas de todo Brasil: a primeira etapa foi concluída com a finalização da base específica para o ensino infantil e fundamental, que deve ser implementada até 2020.
Agora, a atual versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que foi entregue na tarde da terça-feira, 3, vai passar por audiências e debates antes de o texto ser finalizado. Depois disso, ele será votado no Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologado pelo ministério da Educação.
O documento irá mudar profundamente a maneira como são organizados os currículos e terá efeitos já nos próximos meses. Por exemplo, a tendência é que o Ensino Médio seja integral, ou seja, o aluno vai passar o dia todo na escola. E as disciplinas serão divididas por áreas, com exceção de Português e Matemática.
Será criado também uma nova área do conhecimento, que o governo tem chamado de ‘novos roteiros formativos’, que têm o objetivo de educar para o mundo do trabalho.
Educadores e estudiosos ainda estão divididos sobre os resultados positivos ou negativos destas mudanças, mas a verdade é que a medida irá alterar todo o currículo tanto das escolas públicas quanto particulares e faculdades de licenciatura.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.