quarta, 12 de junho de 2024

Abertura da exposição “Memória em Movimento” acontece dia 24, no Colégio Camões

Da redação

Na próxima quarta-feira, 24/06, acontecerá a abertura da exposição “Memória em Movimento”, no Colégio Camões de Santa Cruz do Rio Pardo. A exposição integra o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento”, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, que foi patrocinado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Importante iniciativa de preservação da memória, o projeto digitalizou cerca de 18 mil páginas de jornais que circularam em Ourinhos e região desde o início do século passado. Todo o acervo, que inclui também fotos, mapas e vídeos, está disponível para consulta no site www.tertuliana.com.br, mantido pela AABiP.

Para o professor Rogério Singolani, presidente da entidade, a realização da exposição em Santa Cruz do Rio Pardo tem um significado especial, já que três jornais da cidade, o “Correio do Sertão” (1902), “O Contemporâneo” (1917) e “O Debate” foram incluídos no projeto. “Esse trabalho resultou numa importante fonte de pesquisa para todos que se interessam pela história da região, além de destacar a forma como os fatos eram apresentados pelos órgãos de imprensa durante todo o século XX”, destaca Rogério.

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública desenvolve projetos de incentivo à leitura e preservação da memória, com ampla repercussão na região. Em 2014, o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento” foi citado no Seminário Internacional de Museus, realizado pelo Governo do Estado, na cidade de São Paulo. 

A exposição Memória em Movimento já esteve na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, na Câmara Municipal de Ourinhos e nas Faculdades Estácio de Sá em Ourinhos. No segundo semestre será montada no Museu Ferroviário em Bauru.

A abertura da exposição será às 16 horas, no Colégio Camões, localizado na Rua José Antônio Ramos, 165, Vila Joaquim Paulinho. Mais informações pelo telefone (14) 3373-2100 ou pelo e-mail aabipourinhos@gmail.com. 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.