quinta, 18 de julho de 2024

Administração EaD UNIFIO conquista nota máxima do MEC

Publicado em 03 set 2022 - 09:39:28

           

 Rose Pimentel Mader

 

A comunidade acadêmica do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO comemora mais uma grande conquista: em visita de reconhecimento do Curso de Administração-EaD, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) atribuiu a esse curso a nota máxima (5) conseguida por uma Instituição de Ensino Superior.

A visita do MEC foi realizada no período de 15 a 17 de agosto e o reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

O MEC atribui notas de 1 a 5 às universidades com base em indicadores que visam avaliar os seguintes aspectos das instituições de ensino como: Infraestrutura, Corpo Docente, Desempenho do estudante e Projeto Pedagógico do Curso. Assim, quanto mais alta é a nota, melhor também é a colocação das universidades em determinado indicador.

O curso superior de Graduação em Administração-EaD da UNIFIO foi instituído pela Portaria MEC n° 567, de 16 de dezembro de 2019, e tem por objetivo formar administradores capazes de otimizar os resultados organizacionais e transformar a realidade social a partir da construção de uma visão estratégica e do desenvolvimento de comportamento empreendedor, visando a atender demandas e propor soluções criativas frente aos desafios apresentados pela sociedade em diversos níveis e pelas organizações privadas e públicas.

O coordenador do Curso de Administração-EaD é o professor mestre Gilberto José Rodrigues, administrador formado pela própria UNIFIO, que atua na instituição há 14 anos e há dois anos à frente dos cursos da área da Gestão na modalidade à distância: Superior em Administração e Tecnólogos em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Gerenciais e Marketing.

Segundo o coordenador Gilberto: “os cursos na modalidade a distância têm por base uma plataforma de acesso e funcionamento integral via web, a qual garante ao aluno flexibilidade de acesso considerando-se a esfera temporal (qualquer dia e hora) e a esfera espacial/geográfica (de qualquer local), além de flexibilidade na organização dos estudos. Trata-se da plataforma customizada pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD) e Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – NTEA da UNIFIO, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que contém ferramentas de educação, colaboração, avaliação e gestão”.

Coordenador do Curso professor Gilberto José

 

Gilberto Rodrigues: fruto de trabalho, dedicação e apoio

Para o coodenador “a nota máxima representa mais uma grande conquista para o nosso Centro Universitário UNIFIO, que ainda há poucos dias conseguiu conquistar duas outras notas 5, para os cursos de Odontologia e Nutrição, além da nota 4 para os cursos de Ciências Biológicas e de Engenharia Mecânica obtidas durante as avaliações realizadas no primeiro semestre de 2022”.

“O curso de Administração EaD UNIFIO é o fruto de muito trabalho de uma grande equipe, que vai desde o apoio da Reitoria, da Pró Reitoria Pedagógica, da equipe multidisciplinar, da tutoria administrativa e de todo o corpo docente formado por professores orientadores e professores tutores, que com muito empenho contribuem para o cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso-PPC”, ressaltou o coordenador Gilberto.

Administração EaD ganha nota 5 do MEC

 

Castadelli: competência e aprimoramento tecnológico

O coordenador geral da Educação a Distância (NEAD) e do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) é o professor doutor Gilson Aparecido Castadelli, com vasta experiência na área da educação à distância e soluções para o uso de Metodologias Inovadoras, Tecnologias Educacionais, Engajamento de Equipes de alta performance e Curadoria de Conteúdos.

“Durante os dezessete anos que atuo em nossa Instituição de Ensino Superior UNIFIO, juntamente com um corpo de profissionais altamente competente, enfrentamos diversos desafios, e um dos maiores foi o período de atividades remotas, consequência da situação pandêmica enfrentada em nosso planeta por conta da Covid-19. Entretanto devido ao pensamento estratégico sempre presente nas ações de nossa IES, fomos desenvolvendo uma expertise em situações educacionais mediadas pelas tecnologias que fortaleceram e aprimoraram nossa atuação para a criação de um desenho pedagógico para nossa EaD que culminasse neste reconhecimento “Nota 5” perante a avaliação externa do Ministério da Educação. Só tenho agradecimentos pela confiança depositada e que venham novos desafios. Parabéns, UNIFIO”, afirmou o professor Dr. Gilson Aparecido Castadelli.

Cordenador geral da Educação a Distancia 

 

Gláucia: Compromisso com a excelência

A reitora da UNIFIO Gláucia Librelato Gonçalves comemora: “em menos de um ano, nas três visitas do MEC de reconhecimento de cursos importantes, a UNIFIO conquista, em tempo recorde, três notas máximas consecutivas. Odontologia, Nutrição e agora Administração EaD obtiveram o conceito 5”.

“Isso demonstra o compromisso da nossa instituição com a excelência que perseguimos todos os dias para oferecer aos nossos alunos a melhor formação profissional e, também, atender a comunidade que recebe profissionais altamente qualificados e preparados para superar os desafios e fazer a diferença no mercado de trabalho”, ressaltou a reitora Gláucia.

“Sem dúvida, essa sucessão de conceitos valida a qualidade de ensino da UNIFIO pelo nosso órgão regulador que é o MEC e fortalece nosso desejo de trazer o tão sonhado Curso de Medicina para Ourinhos e região. Como profissional me sinto honrada em trabalhar com um grupo que vem crescendo todos os dias e conquistando além dos excelentes resultados acadêmicos, resultados também financeiros que permitem realizar tantos investimentos em nosso Campus Universitário. É extremamente gratificante trabalhar durante esse tempo e colher esses resultados que engrandecem a UNIFIO e a Fundação Educacional Miguel Mofarrej.”

A reitora UNIFIO Gláicia Librelato Gonçslves

 

Certificado de excelência do Curso

As notas atribuídas pelo MEC podem ser: Notas 1 e 2: Rendimento abaixo da média, muito insatisfatório; Nota 3: Nota atribuída quando os requisitos são minimamente atendidos. É alcançada pela maioria das IEs; Nota 4: Nota acima da média, entregando mais do que o mínimo exigido pelo MEC; Nota 5: Símbolo de excelência. Significa que a IE e seus cursos são de alto nível, servindo como verdadeira referência para os demais.

No caso da visita de reconhecimento do curso superior de Graduação em Administração-EaD da UNIFIO foi atribuída o Conceito 5 (cinco), o que significa ser um curso de excelência.

O Centro Universitário de Ourinhos-UNIFIO agradece e parabeniza todos os envolvidos nesta grande conquista para a comunidade estudantil de Ourinhos e Região.

 

 

Legenda 1 A reitora da UNIFIO Gláucia Librelato Gonçalves

 

Legenda 2 O coordenador do Curso professor Gilberto José Rodrigues

 

Legenda 3 O coordenador geral da Educação à Distância (NEAD) e do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) professor Gilson Aparecido Castadelli

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.