quinta, 18 de julho de 2024

Advogado e vereador Fauez Salmen morreu aos 73 anos

Publicado em 28 jul 2015 - 01:24:57

           

Rose Pimentel Mader

A comunidade ourinhense perdeu esta semana uma das mais importantes lideranças políticas das últimas décadas, Fauez Mahmoud Salmen Hussain, considerado também um dos mais renomados e respeitados advogados da nossa região, com uma vasta folha de serviços prestados à cidade e à população.

Fauez Salmen recebeu a última homenagem da família, dos amigos e dos companheiros de vida pública, na sede do Poder Legislativo, onde seu corpo foi velado e cuja Casa foi um dos mais assíduos e atuantes membros.

Fauez Salmen dedicou seus 73 anos de vida ao trabalho, à vida pública e à família. Participou e influenciou de maneira efetiva os mais importantes momentos da vida política de Ourinhos nos últimos cinqüenta anos e deixou valiosos legados como cidadão, advogado, vereador e pai de família. 

Natural de Domélia – Município de Agudos, onde nasceu no dia 16 de maio de 1942, viúvo da estimada professora Dirce Zaia Salmen, Fauez Salmen tinha também, merecidamente, a Cidadania Ourinhense, título que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal.

Advogado há mais de 44 anos, formado pela Faculdade de Direito de Bauru, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Local, por 4 anos, tendo conseguido e inaugurado todas as instalações das salas dos advogados nos fóruns de Ourinhos e Chavantes, além daquela situada na Junta do Trabalho.

Foi o idealizador e iniciador dos plantões dos advogados que prestam assistência jurídica gratuita aos necessitados.

Entre mais de 420.000 (quatrocentos e vinte mil) advogados do Estado de São Paulo, teve a honra de ser indicado Conselheiro Nato, junto ao Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, órgão constituído de apenas 11 advogados, cargo que chegou a ocupar na capital paulista, sendo, à época, um dos três únicos representantes dos advogados de todo o interior do Estado de São Paulo.

Participou, como Mesário, dos fóruns de debates sobre direito administrativo em Fortaleza, no Ceará e Salvador, na Bahia, além de ter participado de um curso em Lisboa, Portugal, sobre direito constitucional.

Vereador, junto à Câmara Municipal de Ourinhos, é considerado, após a Revolução de 1964, um dos raros parlamentares que conseguiu reeleger-se, de forma consecutiva, por 10 legislaturas.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ourinhos e Presidente da Comissão de Justiça e Redação por vários anos, tendo exarado mais de 2.000 (dois mil) pareceres nesse período.

Foi o primeiro Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Hermelindo Agnes de Leão, que administrou a Santa de Casa de Misericórdia de Ourinhos, cargo que ocupou por dois anos.

Ocupou a presidência do Rotary Clube de Ourinhos – Oeste por duas vezes.

Foi Presidente da Associação de Estudantes Universitários de Ourinhos.

Foi ator dramático, tendo atuado na peça internacional “My Último Tango de Paris”, com apresentações em várias cidades do país.

Foi apresentador do Jornal da Noite, na TV Globo de Bauru; radialista, tendo atuado nas Rádios Panamericana de São Paulo, Rádio Clube de Ourinhos e Rádio Divisa. Técnico de Futebol, campeão por oito vezes pelo Campeonato Amador Local e campeão por duas vezes pela Seleção de Ourinhos em campeonatos regionais.

Família – Além de construir uma brilhante trajetória profissional e política, Fauez Salmen edificou uma bela família, um dos maiores orgulhos de sua vida, para a qual dedicou um amor incondicional, como esposo, pai e avô.

Fauez Salmen deixou os filhos Dr. Fadir Salmen, Engenheiro Eletrônico e Professor Catedrático Estadual casado com Cilene, pais de Rafael e Daniele; Dr. Amir Salmen, Engenheiro Agrônomo, Delegado de Polícia e Professor de Direito da Universidade Federal de Bandeirantes, casado com Sonia, pais de Beatriz e Vitoria; Dra. Karina Salmen, Advogada em São Paulo e responsável

por renomado escritório advocatício, com mais de 30 profissionais, na Avenida Paulista, casada com Ricardo, pais de Maria Luiza.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.