sexta, 24 de maio de 2024

Alunos da rede municipal de ensino representarão Ourinhos na China

Da redação

A equipe “Fora de Área” formada pelos alunos: Hugo Leonardo Cinel Correa, Guilherme Felipe de Oliveira Mantovani, Leonardo Santander da Silva e Mateus Henrique Barbosa viajará para China na próxima terça-feira, 14.

Acompanharão os alunos a professora de robótica Cristiane Grava Gomes, a professora de inglês Thais Santana, que será intérprete da equipe e a coordenadora de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação Claudiana Messias de Lima Fittipaldi.

A equipe conquistou a vaga para o campeonato mundial, após vencer 10 concorrentes no campeonato latino-americano de robótica, disputada no ano passado na cidade de São Carlos.

Devido ao bom desempenho dos alunos do projeto de robótica a Secretária de Educação Maria Tereza estuda a realização de um campeonato municipal da modalidade. “Nossa ideia é utilizar o conhecimento adquirido pela equipe na competição para os demais alunos de robótica, além de expandir o projeto. Nosso intuito é realizarmos um evento municipal de robótica. Os alunos que participarão da Robocup na China podem ser até tutores e guias deste projeto”, informou a Secretária.

A Equipe Fora de Área – Os integrantes da equipe já fazem parte do projeto de robótica da rede municipal de ensino há vários anos. Leonardo, que integra o projeto desde 2009, destaca que a robótica abriu um leque de opções para sua carreira profissional. “O projeto de robótica municipal possibilita interagirmos com a área tecnológica e abre um leque de opções para seguirmos carreira. Inclusive, espero cursar ou engenharia de controle de automação ou aeroespacial”, destacou Leonardo.

Além de ampliar os conhecimentos de tecnologia e influenciar na carreira, Leonardo aponta que a robótica auxilia no desenvolvimento de outras habilidades. “Aprendemos a trabalhar na solução de problemas e trabalhar em equipe. Desenvolvemos habilidades de raciocínio lógico e ampliamos nosso conhecimento”, concluiu.

Outro aluno da equipe, Mateus, ressalta que a robótica facilita o aprendizado de outras matérias. “A robótica envolve raciocínio lógico, contas, números e assim torna-se mais fácil o aprendizado de matérias de exatas. Influencia diretamente de forma positiva nossa aprendizagem”, ratificou. “Estamos ansiosos com a competição, esta experiência é uma grande oportunidade para adquirirmos mais conhecimento para aplicar no projeto de robótica municipal”, constatou Mateus.

A professora Cristiane destaca o empenho e dedicação dos alunos. “Os meninos são muito dedicados e trabalharam duro para conquistar esta oportunidade de participar do RoboCup. Esta viagem para China é a realização de um sonho para todos envolvidos no projeto de robótica”, constatou.

A coordenadora de Informática e Robótica Claudiana agradece a GSP Idiomas por contemplar os alunos com bolsas de estudo de inglês. “A GSP já é uma grande parceria e mais uma vez colaborou conosco. Logo que a equipe conquistou a vaga para a competição, a escola disponibilizou bolsa do curso de inglês intensivo para os 4 integrantes da equipe”, informou.

RoboCup – A RoboCup será realizada na cidade de Hefei na China, entre os dias 18 e 22 de julho. Ao todo a competição contará com equipes de 55 países. A competição é dividida em várias ligas. Os alunos ourinhenses irão participar da liga CoSpace Rescue, na categoria de alunos do nível secundário (14 a 17 anos de idade). Esta modalidade de robótica virtual possibilita aos alunos o desenvolvimento de um programa que roda simultaneamente com o de outra equipe online, cujos robôs competem em desempenho e pontuação para ver qual é o melhor programado. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.