quinta, 18 de abril de 2024

Alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Santo Antônio participaram da Semana de Arte

 Rose Pimentel Mader

 

 

A arte tomou conta do Colégio Santo Antônio. Diversos espaços do prédio ganharam um colorido muito especial e atraíram todos os olhares.

A Semana de Arte “Tive uma idéia”, envolveu a participação dos alunos do Ensino Fundamental I e II Anos Iniciais e Anos Finais e surpreendeu pela bela produção artística que resultou numa Mostra diversificada de trabalhos, evidenciando muito talento e criatividade.

De acordo com a professora de Arte Maria Angélica Brianese de Castro, responsável pela Mostra, “o nome dado para a Semana de Arte surgiu em homenagem aos próprios alunos, e de uma relação estabelecida entre aluno e professor. Durante alguns anos utilizamos em nossas aulas a expressão “tive uma idéia”, justamente para colocarmos para fora nossas ideias durante as produções artísticas. Tornou algo comum em nossos encontros, até mesmo durante as leituras de textos, explicações, quando a professora parava em silêncio, logo um aluno gritava: – Ahhh, a professora teve uma idéia, e assim surgiram nossas idéias através das idéias”.

Alunos participaram ativamente de todas as etapas da Mostra

Segundo Maria Angélica, “inspirados nos conteúdos abordados do material do UNO começamos a criar e adaptar atividades sem fugir do contexto, mas indo além dos pedidos ali escritos. Até porque cada turma é única, vem carregada de suas bagagens que permitem uma exploração de diversas maneiras”.

Maria Angélica explica que a exposição é composta por trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos dois segmentos no primeiro semestre, seguindo uma Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

Apreciando a obra

“Trata-se de um método expositivo que direciona os docentes ao caminho seguro no ensino da arte. Um dos objetivos da exposição de arte é abordar temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, explorar possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural. Uma conscientização de que a arte está ligada a diversas disciplinas, onde fizeram parte por exemplo: inglês, literatura e história”, ressalta a professora.

“Envolvendo contextos que se completam e enriquecem a aprendizagem do aluno, podemos observar que o aprendizado é de forma espiral, e que a cada volta há um aprofundamento do assunto, sempre fazendo relações com o mundo e o meio em que estamos inseridos. O material do UNO aborda claramente essa relação trazendo o período histórico para a contemporaneidade, fortalecendo ainda mais o aprendizado do aluno”, diz Maria Anngélica.

Corredor Vermelho inspirado na Mitologia Grega

Ela explica que o processo de construção para essa semana foi intenso, com a transformação de duas salas em galerias e corredores interativos. “Todo esse pensar também se faz presente dentro dos objetivos, é um pensar fora da caixa, vai além de um simples papel em branco e lápis de cor, nossos alunos estão prontos para o mais, eles querem mais. Por isso mergulhamos de cabeça nessa aventura. As instalações e os trabalhos foram feitos durante as aulas de arte, um processo coletivo, por estações e ambos os segmentos tiveram a oportunidade de colaborar uns com os trabalhos dos outros, e depois ver o resultado. Foi fantástico”.

Trabalhos foram expostos nos mais diversos espaços do CSA

“Como todo trabalho artístico desenvolvido, as vezes não é de primeira que o artista conclui a obra, é preciso pensar, estudar, olhar, tentar, fazer e muitas vezes refazer. Conosco não foi diferente, olhar para espaço e ver se ele será capaz de receber os trabalhos sem perder o contexto foi um desafio, os alunos deram sugestões até que tudo deu certo. Afinal não fazemos nada sozinhos. Agradeço a parceria dos alunos e por tudo que construímos juntos, aos professores que abraçaram a interdisciplinaridade, a equipe gestora e coordenadores pelo apoio e por acreditar em nosso trabalho”, finalizou Maria Angélica.

Muita produção em sala de aula

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.