sábado, 07 de setembro de 2024

Alunos do Ensino Médio do CSA/Objetivo e de Direito das FIO participam de evento inédito e dão um show

Publicado em 15 maio 2017 - 04:38:37

           

Rose Pimentel Mader

A integração do Colégio Santo Antônio / Objetivo e das Faculdades Integradas de Ourinhos, mantidos pela Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), e a excelência de ensino das duas instituições ficaram evidentes na noite de sexta-feira, 5 de maio, durante um grande evento realizado no salão nobre do Colégio que surpreendeu a plateia.

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do CSA / Objetivo e acadêmicos do 5º termo (nono ano) da Faculdade de Direito das FIO participaram do julgamento simulado de Capitu, personagem central do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. O evento, resultado de um grande projeto cultural que envolveu a atuação de vários professores, sob a coordenação da professora de Literatura Henriqueta Maria Cury, foi integralmente desenvolvido com muita seriedade e entusiasmo pelos estudantes do EM do Colégio, orientados com muita competência pelos alunos do último ano do curso de Direito das FIO.

Sucesso absoluto! Este foi o sentimento que dominou a plateia inclusive os próprios professores e dirigentes dos cursos das duas instituições. O julgamento simulado foi o ápice do projeto extracurricular que começou a ser desenvolvido em sala de aula com a leitura do livro, estudos e pesquisas estimulados e orientados pelos professores de diversas disciplinas do Ensino Médio sobre os diversos aspectos culturais do livro.

Com este trabalho em andamento, alunos do EM e do curso de Direito das FIO se reuniram, no início de março, num dos auditórios do Campus Universitário para traçar as diretrizes da próxima etapa que seria a preparação de todo processo que culminaria com o julgamento no dia 5 de maio. Na oportunidade, os alunos e professores do Colégio foram recebidos pelo coordenador do curso de Direito, professor mestre Adriano Aranão, e pelos acadêmicos.

Ao longo de quase dois meses, vários encontros foram realizados pelos alunos do Colégio e das FIO. De um lado, os protagonistas do julgamento e, de outro, os acadêmicos que orientaram todo o processo de julgamento.

Na noite do dia 5, no palco do Colégio, o resultado do trabalho conjunto, os esforços e a dedicação dos alunos de ambas as instituições contribuíram para proporcionar um espetáculo sem precedentes. Caracterizados como a moda da época (século XIX), os alunos, de fato, incorporaram seus personagens e deram um show de interpretação, evidenciando o grau de conhecimento assimilado em sala de aula e no minucioso trabalho de pesquisa.

O julgamento simulado, que foi prestigiado pela comunidade escolar – pais, alunos de outros ciclos, coordenadores pedagógicos e dirigentes do Colégio e das FIO –, foi acompanhado pelos professores do EM responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, Henriqueta Cury, Carlos Antônio Paiva, Angela Sencio, Márcia Tonelli, Meirielle Escobar e Rebeca Poppi, e pelo coordenador adjunto do curso de Direito, professor doutor Luiz Fernando Kazmierczack, que, na oportunidade, representou o coordenador geral do curso, professor mestre Adriano Aranão.

O desfecho do julgamento – Ao final do julgamento, o corpo de jurados, integrado por alunos do 1º termo do curso de Direito, considerou Capitu inocente. Na composição do júri, os alunos do 9º ano de Direto atuaram como orientadores da defesa e da acusação e os advogados foram os alunos do EM do Colégio que conduziram os trabalhos de maneira impecável, superando todas as expectativas dos professores. A interpretação dos alunos no júri foi elogiada pelo coordenador adjunto Luiz Fernando, que parabenizou os estudantes pelo empenho e excelente performance na condução do julgamento. O desempenho dos alunos que representaram os personagens envolvidos na trama também foi digno de aplausos e elogios.

Apoio e incentivo – Os projetos culturais desenvolvidos pelo CSA / Objetivo têm alcançado, há vários anos, pleno êxito graças ao apoio da diretora Clarice da Silva Coneglian e da coordenadora do EM Ruth Bruder Martins Montuleze e ao comprometimento e à participação entusiasmada dos alunos e professores que sempre contam com o incentivo dos pais. Segundo a professora Henriqueta, boa parte desses projetos tem se voltado para a exploração de obras literárias de grande prestígio e de cobrança em vestibulares e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para a professora Henriqueta, o sucesso do evento, envolvendo o livro Dom Casmurro, superou todas as expectativas graças à participação efetiva de todos os alunos que se dedicaram muito, conduzindo brilhantemente todas as etapas do projeto.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.