sábado, 15 de junho de 2024

Alunos participam de soltura de peixes em Fartura

Da redação

Quarenta alunos do ensino fundamental de Fartura iniciaram as atividades de 2016 com uma aula prática de educação ambiental. Eles, juntamente com outros membros da comunidade, participaram da soltura de 125 mil peixes promovida na semana passada pela Duke Energy, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

A ação no reservatório Chavantes faz parte do programa de manejo pesqueiro da companhia, que é concessionária de oito hidrelétricas ao longo do Paranapanema. Em Fartura foram soltos alevinos da espécie curimbatá nas proximidades da balsa que liga o município a Barão de Antonina.

“Antes da soltura, as crianças participaram de uma palestra sobre a reprodução de peixes em cativeiro e a importância do repovoamento”, explica Luis Augusto Nogueira Perino, analista de Meio Ambiente da Duke Energy.

Para ele, envolver a nova geração em projetos ambientais é investir em agentes multiplicadores que cooperam na conscientização coletiva para recuperar e preservar o meio ambiente.

Manejo pesqueiro – Anualmente, a Duke Energy coloca 1,5 milhão de peixes na Bacia do Paranapanema, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade. De acordo com Norberto Vianna, biólogo e consultor da área de Meio Ambiente da empresa, os pontos de soltura são selecionados por oferecerem melhores condições de abrigo e alimentação aos novos peixes.

Vianna detalha que ao selecionar as espécies para os trabalhos de repovoamento, a Duke Energy leva em consideração a capacidade de formarem populações sustentáveis e o seu valor para economia e cultura de pesca amadora e profissional. Além do curimbatá, a companhia utiliza pacu, piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado. 

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.