segunda, 04 de novembro de 2024

AME alerta para excesso de falta de pacientes em consultas e exames

Publicado em 02 jul 2019 - 12:25:09

           

Enquanto tantas pessoas aguardam por vagas de atendimento na rede de saúde pública, os AMEs de Assis e Ourinhos registram altos índices de faltas para consultas e realizações de exames pré-agendados. Visando sensibilizar e conscientizar os pacientes, o ambulatório está promovendo a campanha “Não Falte! Sua Falta Faz Falta!”, que fala da importância de evitar as faltas ou ao menos avisar com antecedência.

Os números impressionam e alertam para a corresponsabilidade do paciente no processo de atendimento. Juntos nos dois AMEs foram registradas em 2018, 30.301 faltas de pacientes, 11% do número total de atendimentos no ano. E neste ano, somente entre os meses de janeiro e abril já foram 9.801 faltas em exames, consultas e procedimentos, 12% do total de atendimentos do período.

Segundo Arlene Maria da Silva, Coordenadora Administrativa do AME de Ourinhos, a questão das faltas tem uma relação cultural. “As pessoas têm a errônea ideia de que o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde é gratuito. A energia elétrica, a água, os profissionais que prestam o serviço para as pessoas, isso tudo é um dinheiro pago pela própria população, são impostos pagos por eles próprios. Essas faltas acarretam inclusive em desperdício de dinheiro público” – apontou a coordenadora.

Uma das ações da campanha resultou na afixação de um placar com a quantidade de ausências registradas na semana e no mês anterior nas recepções dos Ambulatórios.

Durante o período de 17 a 21 de junho (semana completa), em Ourinhos, foram contabilizadas 366 faltas. A média mensal é de 1600 faltas, o que corresponde a 416,6 pessoas semanalmente.

A coordenadora explica que esses números apontam para uma situação preocupante “É como se o AME estivesse fechado uma vez por semana e funcionasse apenas de segunda a quinta, ou como se estivéssemos aqui de braços cruzados, com as luzes acesas e todos parados até completar o horário do expediente”.

Segundo a gerência dos ambulatórios, “esta é uma Campanha de iniciativa da Comissão de Humanização dos AMEs, que busca oferecer melhores condições de atendimento para todos, visto que a ausência prejudica quem falta, quem está esperando por atendimento e até a equipe que se dedica todos os dias para atender esses pacientes.

Nos AMEs, os pacientes são avisados por telefone sete dias antes da data da consulta ou exame e, durante a ligação, os pacientes têm a oportunidade de informar se poderão ou não comparecer. No caso de alguma eventualidade, ainda podem avisar por telefone, email ou mensagem inbox nas páginas dos Ambulatórios no facebook, sendo necessário apenas informar o nome completo do paciente que irá faltar, a data de nascimento e a data/hora da consulta ou exame agendado, porém este aviso de falta deve acontecer pelo menos 48 horas antes para que o AME possa agendar outro paciente para ser atendido no lugar.

A Campanha é de iniciativa da Comissão de Humanização dos AMEs, que busca oferecer melhores condições de atendimento para todos, visto que a ausência prejudica quem falta, quem está esperando por atendimento e até a equipe que se dedica todos os dias para atender esses pacientes.

A administração pede o apoio da comunidade, tanto na compreensão da importância do comparecimento nos atendimentos agendados, como também no compartilhamento da informação da Campanha com vizinhos, parentes e amigos. Com a participação de todos e sem faltas, o tempo de espera de pacientes diminui e esse é o nosso objetivo principal da campanha.

AMEs – Os Ambulatórios Médicos de Especialidades são unidades de alta resolutividade da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local. Os AMEs Assis e Ourinhos foram inaugurados em junho de 2013, e são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis, com o acompanhamento do Departamento Regional de Saúde – DRS IX Marília.

O AME de Ourinhos é referência para 13 municípios em 21 especialidades médicas (Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia) e 8 não médicas (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional).

(Por Letícia Azevedo)

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.