sábado, 15 de junho de 2024

AME Ourinhos oferece mamografias e ilumina fachada no Outubro Rosa

Da redação

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos integra a campanha nacional Outubro Rosa, abrindo suas portas para que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia. A ação acontecerá entre 05 e 09/10, com 50 exames adicionais ofertados à população feminina da faixa etária informada. Serão dez exames por dia, sem necessidade de agendamento prévio. 

Na rotina, a unidade já oferece cerca de 100 exames de mamografia, por mês, para mulheres de Ourinhos e de mais 12 municípios da região. Durante a campanha de Outubro, se for constatada alguma alteração, a paciente será encaminhada para consulta com mastologista do próprio ambulatório. 

A partir de hoje, 1º de outubro, a unidade também estará com sua fachada rosa em alusão à campanha e as funcionárias do AME vestem a camiseta da ação. Durante todo o mês, os aparelhos televisores do AME vão veicular vídeos educativos sobre a prevenção do câncer de mama.

“A Campanha é pontual nesse mês, mas integramos um programa permanente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) chamado ‘Mulheres de Peito’, oferecendo o exame de mamografia durante todo o ano”, explica a gerente de enfermagem do AME de Ourinhos, Patrícia Rosa. Entre fevereiro e agosto desse ano, o AME Ourinhos ofereceu 829 exames e realizou 527 mamografias dentro do programa Mulheres de Peito.

Mulheres de peito – O Programa da SES-SP “Mulheres de Peito” atende mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Ao longo do ano, elas podem entrar em contato pelo telefone 0800-779-0000 para agendar o exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária. 

Agenda rosa – 05 a 09/10 – AME Ourinhos oferecerá 50 vagas de exames de mamografia a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não tenham realizado mamografia no ano de 2015. Serão 10 vagas por dia, sem necessidade de agendamento prévio. O AME Ourinhos fica na avenida Vitalina Marcusso, 1.550 – Jardim das Paineiras, Ourinhos-SP.

Abrangência do AME Ourinhos: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipauçu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, abrangendo uma população estimada em 220 mil habitantes.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.