segunda, 15 de abril de 2024

Artigo de professor da ETEC de Ourinhos é publicado em revista científica britânica

A Revista científica britânica Scientific Reports é a 5ª mais lida do mundo, considerada a principal revista semanal internacional de ciência

 

Da redação

 

O professor de biologia da Etec de Ourinhos, Marcelo D’Alessandre Sanches, mestre e doutorando em doenças tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp, no dia 19 de junho teve seu artigo científico publicado na revista científica interdisciplinar britânica, Scientific Reports, uma renomada revista internacional, que tem um público on-line de cerca de 3 milhões de leitores únicos por mês e seu principal público são os cientistas brasileiros e internacionais.

A revista é a 5ª mais lida do mundo, compõe o quadro de revistas da empresa Nature Portfolio, do grupo Springer Nature, e é considerada a principal revista semanal internacional de ciência, tendo sua primeira publicação datada em 04 de novembro de 1869.

O artigo do professor Marcelo foi intitulado de “Inflammatory cytokines and chemokines in obese adolescents with antibody against to adenovirus 36”, que em uma tradução livre entende-se por “Citocinas inflamatórias e quimiocinas em adolescentes obesos com anticorpos contra o adenovírus 36”. Seu artigo trata sobre a obesidade em adolescentes, que atingiu proporções epidêmicas e está associada à resposta inflamatória e infecções virais.

O objetivo do estudo foi entender o perfil de citocinas inflamatórias e quimiocinas associadas à resposta inflamatória e síndrome metabólica (MetS) em adolescentes obesos com sorologia positiva para adenovírus 36 (ADV36).

Aos interessados em ler o artigo na íntegra, o link está disponível abaixo, bem como o QRCode dele.

https://www.nature.com/articles/s41598-023-33084-4

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.