sábado, 20 de julho de 2024

ARTIGO: Neoconsumidor, o novo cliente do mundo contemporâneo

Publicado em 19 fev 2018 - 12:35:57

           

Valdir Barbosa – professor*

“O atual mundo contemporâneo regido e orquestrado pelas mídias digitais de altas tecnologia (high tech) idealizou um novo perfil (briefing) de comportamento e consumo dos clientes e consumidores: O “Neoconsumidor”, ou seja, O Novo Consumidor, ancorado e balizado pela tríade: “Digital-Multicanal-Global”.

Com essa nova configuração e tendência mundial, ocorreu uma exponencial transformação do modelo de fazer negócio (business) e comércio (commerce) para um novo paradigma tecnológico, a “WEB 2.0”, que eu conceituo de “Conexão Digital”.

Conectando e usando canais interativos, rápidos e em tempo real (full time), como internet, TV interativa e celular, dentro de um escopo da Indústria 4.0,  que vem formatando e impactando uma nova economia de vanguarda, criando assim, um novo tipo de mercado virtual o “e-commerce”.

Essa tendência traçou novas posturas e características do “consumidor multicanal”, tendo multiplas possibilidades e facilidades de acessos para pesquisar e comprar serviços e produtos oferecidos na “Web” pelas empresas. Diante deste novo contexto informacional, o “Neo-consumidor multicanal” ficou mais exigente e ativo, sentindo empoderado com maior poder de barganha e autonomia.

Assim, impactou novos modelos de atendimentos e relacionamentos com os clientes e consumidores, exigindo capacitação e otimização na gestão de clientes com alta performance.

Diante deste cenário tecnológico informacional globalizado, é emergente e fundamental o investimento em canais e Treinamentos em Gestão de Clientes para a evolução e sustentabilidade econômica do empreendimento.

 

(*) Valdir Francisco é empreendedor, psicólogo e professor em Treinamentos em Desenvolvimento Profissional  e Gerencial, Pós-graduado em Gestão  Escolar e Palestrante Motivacional

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.