domingo, 14 de abril de 2024

Atividades religiosas do domingo, 18/6, marcam o encerramento do 5º Congresso Eucarístico da Diocese de Ourinhos

Cerca de 3.000 mil pessoas se reuniram na Praça da Catedral para a celebração da Santa Missa

 

 

Rute Massoni/Pascom/Marcília Estefani

 

 

No último domingo, 18 de junho de 2023, foi encerrado em Ourinhos, na Catedral do Senhor Bom Jesus, o 5º Congresso Eucarístico Diocesano que contou com diversas atividades religiosas.

Logo pela manhã, os ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, pastorais, movimentos e fiéis das 44 Paróquias da Diocese de Ourinhos chegaram para o Simpósio Teológico cujo tema foi a Eucaristia: Espiritualidade e Missão que foi ministrada pelo Prof. Dr. Diácono Sergio Sezino Douets Vasconcelos, diácono permanente da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Mais de 1.100 ministros se reuniram no interior da Catedral, para um momento formativo muito rico, lembrando a importância da Eucaristia na vida da Igreja e dos fiéis.

Também estiveram reunidos durante toda a manhã, em formação, oração e adoração, no Salão da Paróquia São Pio X, o Movimento da Renovação Carismática Católica de toda a Diocese de Ourinhos, juntamente com o seu assessor, Padre Rivanildo Pereira.

Na Casa de Encontro Monsenhor Oswaldo André Violante, a Casa de Encontro de Ourinhos, se reuniram membros do Movimento de Cursilho de Ourinhos que, liderados pelo Diácono Rafael Saqueti e pelo seminarista Pedro Volpe, refletiram sobre o Tema do Congresso: “Pão em todas as mesas”, e em como Jesus se faz presente em nossas vidas, como vivenciamos a Eucaristia como modelo e alimento da vida cristã de cada dia.

No período da tarde, cerca de 3.000 mil pessoas entre bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, ministros e os fiéis em geral se reuniram na Praça da Catedral para a celebração da Santa missa de Encerramento das atividades do Congresso Eucarístico Diocesano e que faz parte das comemorações do Jubileu de Prata da Diocese de Ourinhos.

PreviousNext

Pe Celso Alexandre, Vigário Episcopal de Pastoral acolheu toda a Igreja unida e presente, convocada pelo Espírito de Amor para ser uma Igreja Santa e ressaltou a alegria desta Diocese por esse momento tão especial.

“E o desejo desse 5º Congresso é que possa crescer a comunhão no interior da própria Igreja e com todos aqueles que caminham conosco, e que pela Eucaristia mova a Igreja a sair de si para alcançar as periferias existenciais como diz o Papa Francisco”, declarou o vigário.

Também fez uso da palavra o Secretário de Governo Caio Lima, representando o Prefeito Municipal, que saudou aos bispos e demais sacerdotes, bem como os fiéis em geral, valorizando o momento vivido de união de toda a comunidade católica da cidade e região.

Secretário de Governo Caio Lima parabeniza a Diocese pelo Evento

Dom Eduardo Vieira dos Santos, antes de dar início à celebração expressou a alegria e agradecimentos ao bispo emérito Dom Salvador Paruzzo e a Dom Antônio Braz Benevente, bispo da diocese de Jacarezinho, e a todos os representantes políticos, prefeitos, secretários, pastorais e movimentos que estavam presentes para celebrar a Eucaristia. Agradeceu ainda toda a Equipe organizadora do Congresso na pessoa do Padre Fernando José de Oliveira.

Em seu discurso reforçou a importância do tema do Congresso “Pão em todas as Mesas”, pois é preciso ter cuidado com os mais necessitados, ressaltando que “devemos buscar sempre o Pão do Céu”.

Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora

Padre Ademir Giuliano, em sua homilia, relembrou que nesses 25 anos da Diocese de Ourinhos foram realizados muitos Encontros Formativos com as Pastorais e Movimentos, como a Unifest, Family Fest, Ano da Fé, Ano da Misericórdia e também os Congressos Eucarísticos.

“E hoje, celebramos o 5º Congresso Eucarístico com o tema “Pão em todas as Mesas”. E as leituras proclamadas mostram as características da comunidade que partilha. “E não havia necessitados entre eles”. Que Jesus na Eucaristia seja mais amado, adorado, seguido e testemunhado”.

A Santa Missa, foi encerrada com um vídeo apresentado pelo Padre David trazendo uma retrospectiva marcante da História dos 25 anos da Diocese de Ourinhos e em seguida foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento até a Praça Mello Peixoto com a benção final.

As 19h aconteceu o grande show com Tony Allyson, cantor católico. A presença do público foi expressiva, encerrando assim, o 5º Congresso Eucarístico Diocesano, com chave de ouro na Terra do Povo de Ouro.

Show com o cantor Toby Allysson na Praça Mello Peixoto

 

 

Imagens: Erinete Dognani/Carlos Jinkiti Tanaka

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.