quarta, 17 de abril de 2024

Aulas na rede estadual começam dia 03 e rede municipal dia 06 de fevereiro

O ano terá 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais

 

José Luiz Martins

 

No próximo dia 03 de fevereiro começa o ano letivo de 2023 nas escolas da rede estadual de ensino de Ourinhos. As aulas terão início em 3 de fevereiro e se encerrarão em 15 de dezembro. Dividido em 2 semestres e 4 bimestres, o ano terá 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais.

Conforme o calendário letivo estadual o recesso escolar dos estudantes paulistas acontecerá integralmente do dia 03 a 23 de julho. Dentro deste período os docentes também terão 15 dias de férias do dia 03 a 17.

O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho, informou à reportagem do Negocião, Sandra Regina Andrade de Oliveira, Dirigente de Ensino da Região de Ourinhos.

Conforme Sandra, os alunos que retornam às aulas no dia 03 de fevereiro já poderão contar, nas próximas semanas, com o material de apoio, disponibilizado pela SEDUC. “Convém ressaltar que o kit escolar constitui um importante aliado para o desenvolvimento das aulas e das atividades necessárias à construção dos conhecimentos. O material garante equidade e possibilita um retorno às aulas muito mais seguro para nossas crianças e jovens”, ressaltou a dirigente.

O kit dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental é composto por 12 produtos diferentes, totalizando 31 unidades de materiais, como cadernos, lápis de cor e giz de cera, entre outros.

Para os anos finais, são 13 produtos, como cadernos, canetas, lápis de cor, tesoura, entre outros, totalizando 32 unidades. Já o kit para o Ensino Médio contém 11 produtos, sendo cadernos universitários, canetas esferográficas, transferidor e outros materiais, totalizando 26 unidades.

Sandra enfatiza que as escolas da Rede Estadual conseguiram realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos tecnológicos com o auxílio do PDDE Paulista, gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM). “Através deste programa as escolas têm autonomia para realizar melhorias, tanto no âmbito estrutural quanto pedagógico, de acordo com a realidade de cada unidade e de sua comunidade escolar”, disse.

Ainda conforme a Dirigente Regional de Ensino, para este ano letivo, as 32 escolas estaduais da região de Ourinhos estão preparadas e organizadas para receber os alunos; já o corpo docente, com profissionais qualificados para acolher e para promover a aprendizagem dos alunos com excelência e responsabilidade.

 

Sandra Regina Andrade de Oliveira, Dirigente de Ensino da Região de Ourinhos

 

REDE MUNICIPAL – Já na rede municipal de ensino as aulas começam no dia 06 de fevereiro e se encerram em 15 de dezembro de 2023, o recesso de docentes e período férias dos alunos ficou estabelecido de 10 a 28 de julho.

De acordo com as informações enviadas à reportagem do Negocião pela Secretaria de Educação, atualmente a Rede Municipal de Ensino atende a cerca de 11 mil alunos em 45 Unidades Escolares de creche ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo a EJA.

Os alunos terão direito a material escolar como mochilas e estojos escolares fornecidos para as crianças mediante a solicitação dos pais na Unidade Escolar.

Quanto à distribuição dos uniformes escolares a Secretaria de Educação informou que não há previsão de data para entrega das roupas. Os kits de uniformes escolares com de 11 peças (inverno e verão) ainda estão em processo de aquisição.

Conforme a Secretaria, o transporte escolar da rede municipal e estadual é garantido aos alunos da 1ª fase da educação infantil até o 3º ano do ensino médio, para alunos residentes da zona rural e alunos que residem a 2 km da escola mais próxima.

 

SUBSÍDIO DO TRANSPORTE UNIVERSTÁRIO – Quanto ao Subsídio Municipal ao transporte de estudantes ourinhenses que estudam em outro município, a demanda é da Secretaria de Assistência Social.

A edição nº 1.692 do Diário Oficial de Ourinhos, de 13 de janeiro de 2023, traz o Edital nº 01/23, que torna público os critérios para se inscrever e participar da seleção ao subsídio de transporte universitário, com base na Lei Municipal nº 6.716/22. Os valores dos repasses vão de 40% a 100% do valor do transporte utilizado.

Para se inscrever é necessário residir há pelo menos 02 anos em Ourinhos, estar inscrito no Cadastro Único e entregar toda documentação e formulários impressos na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Ourinhos, localizada na Avenida dos Expedicionários, 580 – Centro – Ourinhos/SP, de 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023 das 8h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (14) 9978-1230.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.