segunda, 17 de junho de 2024

Bailado de Ourinhos se prepara para mais um evento internacional

Alexandre Q. Mansinho

Conhecida por formar artistas há décadas, a Escola Municipal de Bailado se mobiliza para mais uma missão: mandar um de seus grupos para representar o Brasil em um festival de dança nos Estados Unidos, o Youth America Grand Prix (YAGP) edição de abril de 2017. Essa missão não será fácil e nem barata, as despesas estarão em torno de 250 mil reais, mas as dificuldades não costumam assustar aqueles que compõem a imensa família da Escola de Bailado.

A escola já soma 14 premiações internacionais e já representou o Brasil para públicos de mais de 120 países dos 5 continentes, com apresentações em Portugal, Áustria, Alemanha, Suíça, Letônia e por duas vezes nos Estados Unidos. No entanto, para esse evento de abril de 2017, não haverá tempo hábil para os processos normais de pedidos de dinheiro oficial ou de patrocínio de empresas e o Grupo Balé Jovem vai ter que conseguir esse dinheiro “na raça”.

A Associação de Pais e Amigos da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos – APAB, está se empenhando como nunca para conseguir os 250 mil reais, desde a venda de doces e bolos até a promoção de eventos. “Numa parceria com a Secretaria de Cultura, o secretário Fernando Cavezalli nos cedeu o espaço da Casa dos Ingleses para que pudéssemos usar e angariar fundos nesse período do Natal, nós colaboramos na decoração natalina e durante esse período venderemos doces, pasteis e promoveremos eventos culturais no local”, diz Vâni Oliveira Begheto, mãe de uma das bailarinas do grupo e participante da APAB.

Em meio a todas essas dificuldades, os bailarinos e bailarinas do Grupo Balé Jovem continuam sua rotina pesada de ensaios. Tadeu de Carvalho, bailarino com mais de 30 anos de carreira, que a três comanda o Grupo Jovem, afirma que o importante para os bailarinos é nunca perder o foco: “esses meninos e meninas são muito talentosos, mas ainda são inexperientes, minha grande luta é fazer com que eles mantenham toda a atenção no momento presente para não se perderem no caminho”.

Em uma conversa à parte, três bailarinos do grupo revelaram seus sonhos e anseios: Maria Júlia Araújo Vieira, Isadora Euflauzina Costa de Souza Vaz e Adelson Carlos Nascimento dos Santos Júnior afirmam que o cotidiano é bem corrido e que o sonho de seguir carreira como profissional é um objetivo real. “Temos que ter uma dieta regrada, ganhar peso é péssimo”, diz Maria Júlia. Isadora, por sua vez, ressalta que as responsabilidades são grandes: “temos escola, o balé e muitas outras coisas para fazer, mas os ensaios têm prioridade”. Por fim, Adelson Júnior fala que a carreira é o alvo principal da sua vida: “ser bailarino para mim é o grande objetivo da minha vida”.

 

NOTA: São várias as promoções que a APAB fará com o objetivo de angariar fundos para a viagem aos Estados Unidos. Há uma vaquinha virtual no site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/deixa-eu-dancar, na qual qualquer pessoa pode acessar e, seguindo as orientações do site, fazer uma doação para o projeto. Haverá também, durante o período que antecede o Natal, venda de alimentos e diversos eventos culturais na Casa dos Ingleses, que fica logo no início da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Júnior.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.