sexta, 19 de abril de 2024

Biomedicina da UNIFIO conquistou a nota 5: conceito máximo do MEC

Rose Pimentel Mader

 

O Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO conquistou a nota 5, o conceito máximo do MEC (Ministério da Educação). O excelente desempenho na avaliação do MEC é motivo de orgulho e comemoração para a Reitoria, coordenação, corpo docente, alunos e colaboradores, por representar o reconhecimento pelo trabalho, dedicação e esforços da comunidade acadêmica, comprometida em promover ensino de qualidade.  Recentemente, outros cursos da UNIFIO também obtiveram a nota máxima do MEC (5), Administração, Nutrição e Odontologia.

Segundo o coordenador de Biomedicina professor doutor Luciano Lobo Gatti, o conceito máximo conferido pelo MEC é a comprovação da excelência do Curso. “Contamos com corpo docente altamente qualificado, 100% dos professores são mestres e doutores, com uma expressiva quantidade de publicações técnicas científicas, experiência e parcerias com instituições de pesquisa internacionais e tudo isso faz uma grande diferença na inovação e na formação do profissional biomédico da UNIFIO”.

O coordenador Luciano Gatti com a pró-reitora Glauka e o corpo docente

 

“Temos a pesquisa muito bem estruturada, uma vez que o profissional biomédico, dentro das mais de 30 habilitações é um profissional pesquisador nato, então temos alunos desde o primeiro ano envolvidos com projetos de pesquisa, com extensão, alunos que são bolsistas de orgaõs de fomentos de pesquisa estaduais e alunos também com bolsas de iniciação científica do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)”, ressaltou Gatti.

“Desde o primeiro ano, nossos alunos são incentivados a realizar pesquisa e, para tanto, contamos com uma moderna estrutura laboratorial onde o aluno desenvolve o estágio curricular dentro da própria instituição, no Laboratório Escola de Análises Clínicas, dotado de equipamentos de última geração para diagnóstico laboratorial das análises clínicas. Temos uma estrutura laboratorial moderna para as disciplinas básicas e específicas, atendendo toda a demanda prática do curso porque o DNA da Biomedicina UNIFIO é a vivência laboratorial, vivência prática desde o início do curso”, explicou o coordenador.

“O curso conta com um Programa de Extensão curricularizado onde os alunos, através de ações de extensão à comunidade, como os projetos integradores em Biomedicina, parcerias com instituições da cidade, prestam serviços relevantes para a sociedade, e fazem a diferença, beneficiando não apenas a comunidade, mas, também enriquecendo a vida acadêmica”.

Gatti destaca que “o curso foi implementado em 2019, formamos a primeira turma em 2022 e temos egressos atuando nas diversas áreas da Biomedicina dentro das Análises Clínicas, já fazendo a diferença na sociedade enquanto profissional biomédico”.

O apoio, incentivo e a visão da Reitoria e da Pró-reitoria em formar profissionais altamente qualificados e a atuação do coordenador Luciano Gatti, delegado do Conselho Regional de Biomedicina de Ourinhos dentro do Campus Universitário, inclusive com uma delegacia do CRBM 1, com uma representatidade da classe biomédica de Ourinhos, aproximando os alunos e os profissionais biomédicos da instituição, foram fundamentais para a obtenção da nota 5 que confirma a excelência da UNIFIO na formação de seus alunos.

Luciano Gatti, com a reitora Gláucia Librelato, a pró-reitora Glauka Archangelo, a secretária interina coordenadora Regulatório Patrícia Martins e a procuradora institucional Luciane Mariano

 

Para a reitora da UNIFIO Gláucia Librelato, “a nota máxima conferida pelo MEC, demonstra a credibilidade e a confirmação de que estamos colocando no mercado de trabalho, profissionais altamente capacitados por um Curso que teve todos os seus indicadores gabaritados com conceito 5, reconhecido por avaliadores externos, testando e confirmando a qualidade do nosso curso”.

Gláucia ressalta ainda que “para o Centro Universitário, essa nota integra o quarto conceito 5 de reconhecimento sucessivo, o que demonstra que estamos no caminho certo. E, sem dúvida, o fato da UNIFIO contar com um portfólio de cursos da área da saúde com conceito 5, nos ajuda também na autorização da Faculdade de Medicina, porque a Biomedicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia fazem parte do eco sistema mutiprofissional da Medicina”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.