sábado, 13 de abril de 2024

Biomedicina UNIFIO realizou palestra com pesquisadora biomédica do Canadá

Tema da palestra foi a atuação do profissional biomédico no exterior

 

Rose Pimentel Mader

 

O Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO teve o privilégio de receber, no dia 5 de abril, a palestra internacional da Dra. Nathanne Ferreira, biomédica, formada pela Universidade Federal de Goiás, com Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Farmacologia e pós-doutorado McGill University Experimental Medicine Dept.

Dra. Nathanne, Senior Study Manager at Azenta Life Sciences, Sample Sourcing, que atua na área de pesquisa clínica em Montreal, no Canadá, compartilhou com os acadêmicos de Biomedicina e os docentes da UNIFIO, sua experiência profissional, apresentando um panorama interessante sobre o campo da pesquisa clínica em um dos países mais avançados na área, na qual o profissional biomédico está diretamente inserido.

Durante a palestra, Dra. Nathanne enfatizou a importância da pesquisa clínica para o avanço da Biomedicina, bem como para o desenvolvimento de novos tratamentos e terapias que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ela destacou também a relevância de se trabalhar em equipe, uma vez que a pesquisa clínica envolve diversos profissionais de áreas distintas. Dra. Nathanne compartilhou com os acadêmicos de todos os termos de Biomedicina e egressos do curso, sua trajetória profissional e suas experiências em projetos de pesquisa clínica em Montreal, no Canadá e, também, falou sobre as particularidades do sistema de saúde canadense e o uso de Biobancos.

A palestrante apresentou algumas das principais tendências da pesquisa clínica atualmente, como o uso de tecnologias avançadas para coleta e análise de dados, a medicina personalizada e a pesquisa translacional. Destacou a importância da ética na pesquisa clínica e os desafios que os pesquisadores enfrentam para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes envolvidos nos estudos.

Ao final da palestra, respondeu a diversas perguntas da platéia e enfatizou a importância da dedicação, do comprometimento e da paixão pelo trabalho para se ter sucesso na área da pesquisa clínica.

Segundo o coordenador do Curso, professor dr. Luciano Lobo Gatti, “a palestra foi inspiradora e motivadora para todos os presentes, e certamente contribuiu para ampliar nosso conhecimento sobre essa importante área da Biomedicina”.

O evento foi idealizado e organizado pelo docente do Curso o biomédico professor dr. Gabriel Vitor da Silva e pelo coordenador acadêmico professor dr. Luciano Gatti que ressaltaram: “eventos desta natureza trazem para os acadêmicos de biomedicina uma experiência que está acessível aos egressos de Biomedicina da UNIFIO, visto que desde o primeiro ano do curso os alunos tem a vivência da pesquisa científica através dos programas de Iniciação Científica, bem como dos diferentes órgãos de fomentos à pesquisa que estão disponíveis aos nossos acadêmicos”.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.