quinta, 18 de abril de 2024

Bombeiros resgatam 5 pessoas em carros retidos pela enxurrada em Presidente Prudente

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou 30 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, alagamentos e desabamentos em diferentes bairros da cidade

 

Da redação

 

O Corpo de Bombeiros resgatou cinco pessoas que ficaram retidas pela enxurrada em dois carros em pontos diferentes durante o temporal que atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta segunda-feira (2).

Uma das ocorrências foi no trecho da Avenida da Saudade entre a Avenida 11 de Maio e a Avenida 14 de Setembro, na Vila Euclides, no Parque do Povo, onde um carro ficou preso no meio da correnteza. O outro caso foi na Rua Belo Horizonte, na Vila Santa Helena.

 

Carro ficou retido no trecho da Avenida da Saudade entre a Avenida 11 de Maio e a Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Robson Moreira/TV Fronteira

 

Em nota oficial ao g1, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que vem tomando medidas concretas para reduzir os riscos de alagamentos no Parque do Povo, tais como a limpeza completa das bocas de lobo e galerias no entorno do local, a inspeção de toda a estrutura das galerias a fim de identificar rachaduras, obstruções e outros problemas que possam comprometer o escoamento das águas e a reforma de parte da galeria na Praça Oscar Figueiredo Filho, em trecho próximo ao Prudenshopping, onde havia ocorrido o colapso de parte da cortina de contenção.

“O município segue em estudos para encontrar outras alternativas que diminuam os transtornos decorrentes das enchentes, uma vez que obras mais complexas demandam recursos inviáveis para os cofres municipais”, salientou o Poder Executivo ao g1.

 

 Alagamento é recorrente no trecho que necessita de melhorias (Imagem Rose Moreno)

 

“A administração municipal também pede a colaboração dos munícipes para que não joguem lixo nas ruas, uma vez que podem obstruir as bocas de lobo e elevar os ricos de alagamentos”, concluiu a Prefeitura ao g1.

Outros pontos da cidade também foram afetados pelo temporal.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou 30 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, alagamentos e desabamentos em diferentes bairros de Presidente Prudente.

Na Vila Charlote, a força da água derrubou parte do muro da Escola Municipal João Sebastião Lisboa.

 

Chuvas intensas estão previstas para outros dias da semana (Imagem Rose Moreno)

 

 

Segundo a Prefeitura, equipes da Defesa Civil e de diversas secretarias foram acionadas para o atendimento das ocorrências relacionadas ao temporal.

A prioridade foi direcionada à desobstrução das vias que ficaram interditadas por queda de galhos e árvores, como a Rua Jerônimo Garcia Duarte e a Rua José Foz, que têm grande fluxo de veículos.

A Defesa Civil também atendeu a uma ocorrência de imóvel com risco de desabamento no Jardim Planalto.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta indicando que durante esta semana, entre terça-feira (3) e sexta-feira (6), há condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

Como há previsão de um volume acumulado elevado de chuva, com 120 milímetros na região de Presidente Prudente, o órgão estadual ressaltou a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, “pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”.

 

Imagens Rose Moreno.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.