quinta, 18 de julho de 2024

Calçadas da ‘Praça do Ourinhense’ apresentam danos devido às chuvas

Publicado em 17 jul 2015 - 02:31:20

           

Hernani Corrêa

A reportagem do NovoNegocião recebeu reclamação de moradores da Vila Mano sobre o descuido da praça localizada em frente ao Clube Atlético Ourinhense. O local recebeu melhorias há pouco tempo na jardinagem, mas ainda sofre pela ação do tempo, pois o piso está bastante ruim e danificado.

Ligia Novaes Pereira, 32 anos, que mora no local há 20 anos, afirmou que aos 12 anos brincava na praça, onde o chão era bem cuidado, existia um coreto onde podiam brincar, correr e hoje as crianças já não podem mais pois está tudo destruído. Disse também que no local poderia ser instalado uma academia da saúde, que seria uma boa melhoria, além de arrumar as calçadas, pois o local é bem grande só precisa ser arrumado.

A ‘Praça do Ourinhense’ é um dos cartões postais da cidade e, frequentemente, casais de noivos escolhiam o local para posarem para fotos após a cerimônia religiosa. Hoje, isso não acontece mais, segundo outro morador. “É uma judiação, esse coreto tem história e sempre víamos os noivos por aqui”, lembra Luiz Carlos da Silva, residente há 100 metros da praça.

Um grupo de jovens que frequentam a praça regularmente e jogavam baralho no chão no momento desta reportagem, pedem outras melhorias. “Não temos nem água pra beber aqui”, reclamam. 

Outra praça – Os garotos contaram que na praça onde andam de skate, localizada no Jardim América, abaixo de um supermercado, existem alguns equipamentos, como caixotes e corrimãos feitos por eles mesmos com recursos próprios. “A gente queria que tivesse mais coisas aqui, que aumentassem o lugar de andar onde é concretado, porque ainda tem muita grama sobrando. Nós gostaríamos que aumentasse para o lado, fizesse uma mini hamp, mais uns caixotinhos aqui pra gente andar, corrimão e rampa. Nós estamos pedindo uma ajuda, se eles derem um saco de cimento, uns tijolos, algumas coisas a gente mesmo faz, a gente tá pedindo uma ajuda”, declarou João Nascimento Neto, 18 anos.

Os jovens compararam aquele local com a Praça dos Skatistas, no Jardim Paulista, onde segundo eles “a praça é bem feitinha”, mas afirmaram que preferem frequentar ali porque é próximo de suas residências, por isso estão pedindo ajuda para melhorar o local.

Questionado se na nossa cidade existe este tipo de equipamento em alguma outra praça além dos skatistas, João contou que no Jardim Eldorado estão montando uma outra praça, bem melhor, com chão de granilite, com spiner, transfer, que será inaugurada no próximo dia 20. “Eles fizeram lá, o que é que custa vir aqui e dá uma ajeitada, aumentar um pouco o espaço, a escadaria, o redondo onde a gente anda também, colocar alguns caixotes na beira das passagens onde as pessoas fazem caminhada, porque a única coisa que a gente tem pra andar é isso aqui”, reclama o jovem.

Outro lado – José Roberto Barros de Carvalho, “Betão”, secretário municipal de Obras, informou que estaria tomando providências imediatamente para a calçada da “Praça do Ourinhense” e que quanto ao Coreto, as ferragens decorativas que embelezavam o mesmo, foram retiradas pelos próprios frequentadores da praça há muito tempo.

Em relação à Praça do Jardim América, Roberto de Oliveira, assessor técnico da Secretaria de Planejamento, informou que não há nenhum projeto de instalação de novos equipamentos para a pista de skate, mas solicitou aos jovens que procurem direto a Secretaria para explicar em detalhes o que eles desejam para que se faça o projeto e encaminhe à Secretaria de Obras para que execute após verificar se há orçamento disponível.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.